X

ODS

A EXPERIÊNCIA DE UBIRATÃ

   O Município de Ubiratã trabalha em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS,envolvendo todas as secretarias municipais e também a comunidade local, através de dezenas de projetos e ações.

   Dessa forma, Ubiratã procura cumprir, não somente grande parte das 169 metas propostas pela ONU, mas também as metas sugeridas pelo Brasil, através do PNUD Brasil. Essas metas brasileiras estão inseridas nos 17 objetivos dos ODS e complementam as estabelecidas globalmente, com observância das realidades locais.

   No período de 2013-2015, o Município recebeu dezenas de certificações referentes a superação das metas dos 08 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), com destaque estadual e nacional, demonstrando o seu engajamento com as questões priorizadas a nível mundial.

   Os Oito Jeitos de Mudar o Mundo e agora, com as novas ferramentas que se apresentam com os ODS fortalecerão as estratégicas de governança e desenvolvimento sustentável da comunidade.

Links

Erradicação da Pobreza (Acabar com a pobreza, em todas as suas formas em todos os lugares).
Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Sustentável (Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável).
Saúde e dinâmicas populacionais (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades).
Educação (Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos).
Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres (Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas).
Águas e saneamento básico (Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos).
Energia (Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos).
Crescimento Econômico e Emprego (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos).
Indústria e infraestrutura (Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação).
Redução das desigualdades (Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles).
Urbanização e cidades sustentáveis (Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).
Padrões sustentáveis de produção e consumo (Assegurar padrões de consumo e produções sustentáveis).
Mudança do clima (Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos).
Recursos marinhos e oceânicos (Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável).
Ecossistemas terrestres, biodiversidade e florestas (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reve
Cultura de paz e instituições democráticas (Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições e
Meios de implementação (Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável).