X

SAÚDE

26 de maio: Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase


Ouvir matéria

O Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase é comemorado no dia 26 de maio por ser o nascimento do médico hanseniologista, Germano Traple, que atuou contra doença em nosso estado. O principal objetivo dessa campanha é alertar a população sobre a hanseníase. A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria, é uma das doenças mais antigas do mundo. Registrada em 1873, é curável, mas se não tratada pode ser considerada uma doença grave. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia todo ano o Brasil registra em média 33 mil casos da doença.

 

Em Ubiratã, atualmente duas pessoas estão em tratamento para Hanseníase. Se você tiver este tipo de mancha procure atendimento médico

 

O QUE É?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

 

QUAL O MICRORGANISMO ENVOLVIDO?

Mycobacterium leprae – um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

 

SINAIS E SINTOMAS

- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

- manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

- áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

- caroços e placas em qualquer local do corpo;

- diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

 

COMO SE TRANSMITE?

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

 

COMO TRATAR?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 26/05/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também