X

Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes - 18 de Maio

Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes - 18 de Maio

ODS 16: Cultura de paz e instituições democráticas (Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis)

 

ODS 16 - Meta 16.3: Promover o Estado de Direito, aos níveis nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.

Ações de Ubiratã:

Ubiratanenses participaram de palestra sobre defesa dos direitos das crianças e adolescentes
 
"Ubiratanenses
 

Dentro da programação especial do “18 de maio”, data destinada para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, onde é preciso garantir o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade, de forma segura e protegida, livre dos abusos e exploração, a Administração Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Assistência Social e o CREAS, promoveu uma palestra para diversos segmentos da sociedade que compareceram em grande número ao auditório da Câmara Municipal.

 

A palestra com o tema: “Aspectos Psicodinâmicos do Fenômeno e a Comunicação como Forma de Enfrentamento e Proteção”, foi ministrada pela psicóloga Christiane Sanches, mestre em distúrbio do desenvolvimento, especialista em psicologia hospitalar, com formação em psicanálise da criança, professora universitária, psicóloga jurídica, membro do Centro de Referência às Vítimas de Violência na cidade de São Paulo e co-autora do livro ‘A Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes – Perspectiva de Enfrentamento’. 

Movimento de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi realizado em Ubiratã
 
"Dezenas
Dezenas de pessoas participaram do evento que buscou mobilizar e informar a sociedade

O dia 18 de maio é lembrado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e informar a sociedade sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexual.

 

Em Ubiratã, para lembrar esse dia, na manhã de sexta-feira, (16), vários segmentos da sociedade se reuniram na Praça Vereador Horácio José Ribeiro e percorreram em passeata a Avenida Nilza de Oliveira Pipino, como forma de se manifestarem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.   O ato foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

 

Para a secretária municipal da Assistência Social, Eliane Omori Duarte – Makie, toda a sociedade precisa se engajar nesta luta contra atos de violência contra crianças e adolescentes. “Temos que assegurar a proteção integral à criança e ao adolescente. Este enfrentamento se faz diariamente, e o grande instrumento é a denúncia, seja ela confirmada ou suspeita”, comenta.

 

 

A DATA

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9.970/00O. O dia 18 de maio foi escolhido por ser a data em que ocorreu o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime, que ocorreu em 1973, teve grande repercussão nacional. Mesmo com a grande comoção causada, o crime continua impune.