X

Tratamento de Dependentes como estratégia da Saúde de Ubiratã

Tratamento de Dependentes como estratégia da Saúde de Ubiratã

ODS 3: Saúde e dinâmicas populacionais (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades)

 

ODS 3 - Meta 3.5: Reforçar a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool;

Ações de Ubiratã:

CAPS - Centro de Atendimentos Psicossociais – atendimento de 350 pessoas;

Projeto Pelicano – atendimento de 40 pessoas dependentes químicos;

 

Meta 3.a: Fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em todos os países, conforme apropriado

 

Ação de Ubiratã:

a) CAPS

 

ODS 3 - Meta 3.d: Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para alerta precoce, redução de riscos e gestão dos riscos nacionais e globais de saúde.

Ação de Ubiratã

NASF – Núcleo de Assistência familiar de Ubiratã tem um trabalho intenso de acompanhamento as pessoas com problemas psicossociais leves e moderados. Atendem mais de 500 pessoas por ano, sendo uma referência nos tratamentos oferecidos.

 

Meta Brasileira: Intensificar a prevenção do uso excessivo de álcool e de outras drogas, incluindo substâncias psicoativas. 


 

Ação de Ubiratã:

Projeto Ubiratã a Favor da Vida - com orientações e tratamento dos dependentes químicos e alcoólatras.

Projeto A Viagem – as pessoas em tratamento participam de viagens a cidades próximas, como uma das terapias de socialização.

 

Meta Brasileira: Buscar a eliminação de práticas nocivas em saúde, inclusive em saúde mental, pela utilização dos meios menos invasivos possíveis de tratamento, com consentimento livre e esclarecido e em serviços de saúde de base comunitária. 


Ação de Ubiratã:

CAPS