X

SA?DE

Trabalho das equipes do PSF de Ubirat? ? apresentado em congresso estadual


Ouvir matéria

Representantes da Secretaria de Saúde de Ubiratã participaram do XXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, realizado entre os dias 10 a 12 de novembro, no Expotra Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Cerca de 600 pessoas, entre secretários e técnicos do setor dos 399 municípios paranaenses debateram questões ligadas ao melhor funcionamento da Saúde. Os ubiratanenses apresentaram cinco trabalhos desenvolvidos no município, realizados pelas Equipes de Saúde da Família do São Joaquim, Boa Vista, Vila Recife e Setor de Odontologia.

 

Os projetos em exposição foram: Separação de Medicamentos Ilustrados; Incentivos à Amamentação das Mães Detentas; Educação em Saúde (parceria com o Colégio Estadual Quintino Bocaiúva, AABB e comunidade); Levantamento Epidemiológico de Lesões Bucais; Importância da Busca Ativa para Detecção Precoce da Hanseníase e Tuberculose.

 

Representaram Ubiratã no congresso os enfermeiros Marcos Cardoso e Alexandra Urnau; agentes comunitários Claunice Damacena e Marilza Nunes e a secretaria de Saúde, Cristiane Pantaleão. Os trabalhos receberam inúmeros elogios e foram motivo de interesse de outros municípios que querem implantar projetos semelhantes em seus territórios de atuação.

 

Para a enfermeira Alexandra Urnau, o congresso foi excelente. “Valeu a experiência e a troca de informação com outros municípios. Quando comparamos os nossos trabalhos com os demais apresentados, percebemos que estamos com projetos tão bons ou melhores que de muitas cidades do Estado”, salientou Urnau.

 

O encerramento do evento foi marcado com a elaboração de uma carta de intenção a ser entregue para o governador eleito Beto Richa, e à presidente eleita, Dilma Rousseff. O conteúdo da carta é uma reivindicação dos municípios a favor da regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29, que oferece garantias de financiamento para a Saúde pelas três esferas de governo e delimita as ações em que o orçamento poderá ser aplicado.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 26/11/2010

A Importância da Busca Ativa para Detecção Precoce da Hanseníase e Tuberculose foi um dos programas apresentados Crédito: Arquivo
Legenda: A Import?ncia da Busca Ativa para Detec??o Precoce da Hansen?ase e Tuberculose foi um dos programas apresentados

 Galeria de Fotos

 Veja Também