X

REGULARIZA??O

Associa??o de Apicultores recebe certificado de inspe??o municipal


Ouvir matéria

Osmar Aparecido Manha, presidente da Associação dos Apicultores de Ubiratã (APIU) com sede na Comunidade Jandaia, recebeu na manhã dessa sexta-feira (10) das mãos da médica veterinária Carolina Jock Granado, o Alvará de Licença do Serviço de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

 

Graças ao alvará os oito sócios da APIU já podem comercializar o produto em todo o município, inclusive revender o mel para farmácias e supermercados de Ubiratã. “O alvará de comercialização traz maior agregação de valor ao produto, pois o consumidor saberá que está comprando um mel puro e dentro de todas as exigências sanitárias que garantem qualidade”, explica Carolina que trabalha para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

A veterinária salienta que o selo do SIM/POA se faz necessário a todas as famílias que comercializam produtos de origem animal, pois a partir de janeiro de 2011 a Secretaria de Estado da Agricultura vai agir com maior rigor e caso alguém insista em comercializar produtos sem a liberação municipal terá o seu local de produção lacrado.

 

O secretário Geraldo José dos Santos destaca que a Secretaria de Meio Ambiente trabalha no sentido de ajudar o produtor rural que tem na agroindústria uma fonte de renda. “Para podermos ajudar é necessário que o produtor qualifique seu produto dentro de todas as exigências”, diz o secretário. Geraldo ressalta que o produtor rural que necessitar de orientações pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente que se localiza no prédio sobre a Caixa Econômica Federal ou ainda entrar em contato pelo fone: 3543-5918.

 

O presidente da APIU falou que o recebimento do alvará é um alívio para todos os associados, pois sem a liberação estava complicado comercializar o mel. “Agora podemos chegar a qualquer estabelecimento com a certeza de que nosso produto será bem aceito”, disse Osmar. Juntos os apicultores David Ezuel Gurski, Osmar João Bertoli Junior, Milton Farias Simões, Osvaldo de Souza Carvalho, Osvaldo Sekine, Pedro Jacir Bernis e Cláudio Magni retiram em um ano considerado bom cerca de 7 mil quilos de mel. “Para produzir essa quantidade é necessário que o clima ajude muito”, disse o presidente da APIU, salientando que a queda na produção se deve e muito a ação do homem, principalmente quando da aplicação desenfreada de veneno nas lavouras.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 10/12/2010

A entrega do alvará foi feita na manhã dessa sexta-feira (10) Crédito: Robson Alexandre
Legenda: A entrega do alvar? foi feita na manh? dessa sexta-feira (10)

 Galeria de Fotos

 Veja Também