X

EDUCA??O

Matr?culas para jovens e adultos que querem se alfabetizar v?o at? sexta-feira


Ouvir matéria

Com o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que perderam a oportunidade de se escolarizar, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem cada vez mais atraído alunos adultos à sala de aula. Em Ubiratã esse tipo de ensino acontece na Escola Municipal Furusato Tomio, no Jardim Josefina e no ano de 2010 teve quase 100 estudantes matriculados.

 

A coordenadora do EJA no município, Maria Edna Garcia Carvalho, diz que quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, pode procurar a instituição de ensino para completar seus estudos. As matrículas para o ano letivo de 2011 encontram-se abertas até sexta-feira (17) na própria escola no horário das 19h00min às 22h00min. “A idade mínima para o ingresso no EJA é de 15 anos, sem limite de idade máxima”, destaca a coordenadora.

 

Para efetuar a matrícula é necessário que o interessado em estudar esteja de posse do CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e um comprovante de endereço. Maria Edna diz ainda que o curso tem duração média de dois anos e os alunos que não sabem ler e escrever são alfabetizados, os que já têm essas habilidades adquirem outros saberes e naturalmente o diploma de conclusão da Educação Básica.

 

A Administração Municipal oferece transporte escolar para os estudantes que residem em bairros distantes da escola e também é servido jantar para os alunos, pois muitos deles trabalham durante o dia todo e como vão direto para a sala de aula necessita de uma alimentação adequada.

 

CONFRATERNIZAÇÃO

Próximo do encerramento do ano letivo de 2010, a coordenadora e os colaboradores Maria de Lourdes Brunieri, Margarete Barreto, Maria do Carmo Seren, Yeda Ribeiro, Romilda Conceição e Aparecido Inácio Rodrigues organizaram uma pequena festa de confraternização entre os estudantes.

 

Participaram cerca de 80 alunos das quatro turmas do EJA. “Foi o momento em que todos se uniram, conversaram e se divertiram após um ano dedicado ao aprendizado”, enfatizou Maria Edna.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 14/12/2010

A confraternização entre os educadores e alunos se deu após um ano de muita dedicação ao aprendizado Crédito: Arquivo Pessoal
Legenda: A confraterniza??o entre os educadores e alunos se deu ap?s um ano de muita dedica??o ao aprendizado

 Galeria de Fotos

 Veja Também