X

PREVEN??O

Ubiratanenses devem ficar alertas para risco de incid?ncia do mosquito transmissor da dengue


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar junto a comunidade ubiratanense

a campanha de prevenção para eliminação de locais onde possam acumular água parada e consequentemente ser possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A intensificação dessa campanha se deve ao fato de que em todo o Estado o número de casos confirmados já passa de dois mil.

 

No município de Ubiratã apenas um caso foi confirmado. Porém, segundo a secretária Cristiane Pantaleão, é necessário que as pessoas cuidem de seus quintais, pois em algumas localidades os agentes têm encontrado muitos focos do mosquito e uma vez instalada a epidemia o controle se torna muito complicado.

 

O prefeito Fábio D´Alécio ressalta a importância de que todas as pessoas se preocupem em garantir que o município de Ubiratã fique livre da dengue. “Em um primeiro momento avaliamos o alto número de focos do mosquito a forte incidência de chuvas e ao calor excessivo que vem logo após, mas é claro que essa situação não pode fazer com que fiquemos sossegados. Apesar da chuva e do calor devemos fazer com que em nossas residências não exista focos do mosquito”, frisa D´Alécio.

 

“Pedimos que cada um faça a sua parte. O município tem o seu compromisso e a sua responsabilidade de zelar pela saúde pública, mas é necessário que a comunidade se organize e unidos lutem contra o Aedes Aegypti”, finalizou D´Alécio.

 

EXEMPLO

Recentemente os moradores do bairro São Joaquim deram um exemplo que deve ser seguido pelos demais munícipes. A associação de moradores se uniu e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um arrastão em todos os lotes do bairro, com intuito de encontrar e acabar com possíveis focos do mosquito.

 

Os moradores decidiram fazer o arrastão e a secretaria destinou dois agentes para acompanhar o trabalho. Além disso, o município doou luvas e sacos plásticos para que recipientes que pudessem acumular água fossem catados e levados para um local próprio.

 

SITUAÇÃO NO PARANÁ É PREOCUPANTE

A Secretaria estadual da Saúde divulgou na 2ª feira (28), o informe técnico semanal que trouxe a confirmação de 2.193 casos de dengue em 76 municípios. Londrina concentra o maior número de casos confirmados (1.089), seguido por Jacarezinho (489) e Cornélio Procópio (179). “Esta situação iniciou-se em 2010 e é consequência da falta de planejamento e ações articuladas entre Estado e municípios, o que estamos corrigindo agora”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

 

Dos casos confirmados, 39 foram informados como graves - 30 casos de dengue com complicação (DCC) e nove de febre hemorrágica por dengue (FHD), sendo que 36 casos evoluíram para cura e três pessoas morreram. Duas mortes foram confirmadas em Jacarezinho e uma em Londrina.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 01/03/2011

Combater a dengue é um dever de todos Crédito: Divulga??o
Legenda: Combater a dengue ? um dever de todos

 Galeria de Fotos

 Veja Também