X

MUNICIPALISMO

Assessor T?cnico do Tribunal de Contas elogia l?deres da Comcam


Ouvir matéria

A preocupação das lideranças políticas da região de Campo Mourão com as demandas de interesse regional, manifestadas durante assembleia da Comcam na sexta-feira (13), foi elogiada pelo assessor técnico da presidência do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), Duílio Luiz Bento. O representante do TC fez na oportunidade uma explanação sobre a atuação financeira dos municípios.

 

Ao acompanhar a reunião dos prefeitos, Bento disse que viu uma “lição de municipalismo”. “É uma pena que o nosso presidente não pôde estar presente, porque tive aqui uma lição de municipalismo, uma reunião que engrandece o Paraná, onde lideranças políticas se unem aos técnicos para discutir causas de interesse dos municípios de toda uma região”, enfatizou Duílio.

 

O comentário foi feito pelo assessor após acompanhar os discursos do deputado Douglas Fabrício, do presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D´Alécio, e das explanações da professora Ricardina Dias (UEPR/Fecilcam), que apresentou um diagnóstico elaborado pela faculdade sobre os problemas e potencialidades da região. Bento disse que ficou impressionado porque é raro ver políticos conscientes da necessidade de trabalhar em rede por causas comuns dos municípios, como saúde, educação, processo de industrialização, entre outros. “Quando todos se unem pelas mesmas causas, é mais fácil alcançar os objetivos”, enfatizou. Ele também ressaltou que os prefeitos devem saber que a política moderna é diferente. “O prefeito tem de ser um gestor, conhecer pelo menos o básico de administração pública para administrar com eficiência. Não basta apenas ser político”, acrescentou.

 

Segundo o técnico, o TC também pretende mudar a ótica de trabalho na fiscalização das contas dos municípios. “O Tribunal não ficará apenas procurando erros nas contas analisando documentos no gabinete, mas vai acompanhar mais de perto a realidade dos municípios”, explicou, ao anunciar uma parceria com a UEPR/Fecilcam para a fiscalização e diagnóstico do transporte escolar da região.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 20/05/2011

Duílio falou sobre as parcerias que o TC vai firmar com as universidades do Estado Crédito: Robson Alexandre
Legenda: Du?lio falou sobre as parcerias que o TC vai firmar com as universidades do Estado

 Galeria de Fotos

 Veja Também