Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

DIAGN?STICO PRECOCE

Secretaria de Sa?de realizou projeto Busca Ativa no com?rcio ubiratanense


Ouvir matéria

Visando garantir que todos os cidadãos de Ubiratã tenham uma vida cheia de saúde e caso possuam alguma doença consigam diagnosticá-la precocemente, a Administração Municipal Trabalhando para Crescer através da Secretaria de Saúde idealizou e colocou em prática o projeto Busca Ativa, que consiste em percorrer vários pontos da cidade para realizar exames de rotina nas pessoas.

 

Recentemente sete equipes – duas pessoas por equipe – realizaram o Busca Ativa no comércio ubiratanense. A ação das equipes visou detectar precocemente problema de diabetes nos trabalhadores, com a realização de HGT (glicemia capilar). A enfermeira Alexandra Urnau explica que foram realizadas outras ações como orientação quanto ao preventivo e mamografia para as mulheres e orientação para os homens acima de 45 anos com relação a necessidade de se realizar exames para detectar o câncer de próstata.

 

“Realizamos 605 testes de HGT. Desse total quatro se mostraram alterados”, destaca Alexandra, ressaltando a importância do Busca Ativa, pois desses quatro alterados apenas uma pessoa sabia que tinha diabete. “As pessoas com alterações foram orientadas a procurar o PSF mais próximo de sua residência para realizar um novo exame e passar por uma consulta médica”, explica a enfermeira.

 

Cristiane Pantaleão, secretária de Saúde, diz que somente através do Busca Ativa é que muitas pessoas estão realmente cuidando de sua saúde. “A população que trabalha no comércio fica muitas vezes impossibilitada de procurar uma unidade de saúde para fazer exames de rotina como forma de prevenção. Essas pessoas só vão ao médico quando a enfermidade já está em processo adiantado”, frisa Cristiane, salientando que novas ações do projeto devem acontecer em breve.

Fonte: Robson Alexandre

Data de Publicação: 14/06/2011

Nesse arrastão das sete equipes do Busca Ativa foram realizados 605 testes de HGT Crédito: Ilustra??o
Legenda: Nesse arrast?o das sete equipes do Busca Ativa foram realizados 605 testes de HGT

 Galeria de Fotos

 Veja Também