X

SA?DE

Prefeitos, secret?rios de sa?de e vereadores discutiram implanta??o do SAMU Macrorregional


Ouvir matéria

Reuniram-se na manhã dessa sexta-feira (22) no auditório da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e secretários de Saúde. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e prefeito de Perobal, Almir de Almeida, representantes da 11ª Regional de Saúde e a enfermeira do município de Umuarama, Viviane Herrera.

 

A reunião tratou sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Macrorregional que terá sede em Umuarama e abrangerá 85 municípios integrantes das regiões da Comcam, Amerios e Amunpar. Para que esse serviço seja realmente posto em prática deve ser criado um consórcio gestor já intitulado Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP).

 

Os presidentes da Comcam e da Amerios juntamente com a enfermeira umuaramense explicaram aos presentes o que é o SAMU, como funcionará, quais as vantagens para os municípios e quais serão os custos para se manter em atividade toda a estrutura que deve ser montada na macrorregião.

 

A previsão é de que esse tipo de serviço comece a ser oferecido à população dos 85 municípios – 1.000.350 habitantes – em dezembro do corrente ano. Porém, é necessário que até meados de agosto todas as Câmaras de Vereadores já tenham ratificado a participação dos municípios para que até o final de agosto os prefeitos possam dar sequência a implantação desse consórcio.

 

“É necessários que estejamos unidos e imbuídos no sentido de realmente implantar o SAMU, pois com toda certeza esse serviço melhorará consideravelmente o atendimento da população”, destacou o presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio.

 

FROTA

A frota de ambulâncias necessária já foi repassada. São veículos de suportes avançado e básico, distribuídos da seguinte maneira: Altônia (1), Barbosa Ferraz (1), Cafezal do Sul (1), Campo Mourão (2), Cianorte (2), Cruzeiro do Oeste (1), Cruzeiro do Sul (1), Goioerê (1), Icaraíma (1), Iretama (1), Loanda (1), Nova Londrina (1), Paranavaí (3), Rondon (1), Terra Boa (1), Terra Rica (1), Ubiratã (1) e Umuarama (3). 

Fonte: Robson Alexandre - 25 de julho - 10:45

Data de Publicação: 25/07/2011

O presidente da Amerios foi convidado para prestar maiores esclarecimentos aos prefeitos da região Crédito: Robson Alexandre
Legenda: O presidente da Amerios foi convidado para prestar maiores esclarecimentos aos prefeitos da regi?o

 Galeria de Fotos

 Veja Também