X

CONSOCIAL

Representantes dos 25 munic?pios da Comcam definiram propostas regionais para confer?ncia estadual


Ouvir matéria

Envolvendo representantes de todos os 25 municípios da região na elaboração de propostas para a promoção de transparência pública e incentivo a participação da sociedade na fiscalização da gestão pública, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), foi realizada pela Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, durante todo o dia desta sexta-feira, 18, na sede da entidade (Campo Mourão). A conferência teve como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e contou com a participação do secretário de Estado do Controle Interno, Mauro Munhoz.

 

As propostas elaboradas divididas em quatro temas, serão apresentadas na Conferência Estadual que acontecerá em março de 2012 e conseqüentemente na Conferência Nacional, que também acontece no próximo ano em Brasília, resultando no Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

 

Os trabalhos foram divididos nos temas; a promoção da transparência pública e acesso á informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos controles de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate á corrupção.

 

Para o presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, a conferência foi uma oportunidade de discussão regional com o planejamento de ações. Ele avalia a realização como um grande sucesso contribuindo para um controle social democrático em toda a região. “Através da conferência promovemos a transparência, incentivando a participação da sociedade, que deverá fazer bom uso dos números”, disse D’Alécio durante a solenidade de abertura.

 

O secretário de Estado do Controle Interno, Mauro Munhoz, explanou sobre a importância da conferência e propostas, argumentando que é preciso uma aproximação da sociedade com o poder público. “Discutindo e propondo a sociedade começa a participar”, frisou o secretário que parabenizou todos os participantes.

 

PRESENÇAS

Participaram da conferência; agentes representantes de várias entidades e instituições governamentais e não governamentais de toda a região, Bem como, a vice-prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay; a representante da sociedade civil, Julieta de Lima; a representante do Consocial Estadual, Célia Batista; vereadores da região e o chefe do Núcleo Regional da Seab, Edson Batilani.

 

PREPARAÇÃO

Técnicos e representantes dos municípios já se reuniram com o analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União, Eduardo de Biaggi. No último dia 9, quando trataram sobre a metodologia para a realização da conferência.

Fonte: Robson Alexandre - 21 de novembro - 08:56

Data de Publicação: 21/11/2011

A conferência aconteceu na sede da Comcam, em Campo Mourão Crédito: Robson Alexandre
Legenda: A confer?ncia aconteceu na sede da Comcam, em Campo Mour?o

 Galeria de Fotos

 Veja Também