X

PRESERVA??O AMBIENTAL

71 barcos percorreram os 108 km da Expedi??o Ecol?gica 2011


Ouvir matéria

Para que o meio ambiente seja preservado é extremamente necessário não derrubar as árvores nativas, eliminar a pesca predatória e não jogar lixo no leito dos rios. Objetivando fazer com que as pessoas tenham essa consciência é que os organizadores da Expedição Ecológica 2011 cuidaram para que os passageiros dos 71 barcos que percorreram os 108 quilômetros dentro do Rio Piquiri chegassem ao Centro Social de Educação Cooperativista e Ambiental Peixe Pequeno (Arcapu Campestre) de Ubiratã com a certeza de que mais uma vez o dever foi cumprido.

 

A expedição teve início na manhã de sábado, quando os aventureiros saíram do município de Altamira do Paraná. O almoço foi servido na Balsa Porto Bananeira, em Campina da Lagoa. Já o jantar na noite de sábado, bem como o pernoite, aconteceu na fazenda do cantor José Rico, na Comunidade São João. Logo nas primeiras horas da manhã de domingo a comitiva entrou novamente no Rio Piquiri e por volta das 13 horas chegou à Arcapu Campestre, onde houve a confraternização dos participantes, com todos saboreando o prato típico de Ubiratã, Leitão à Campestre. Cerca de 600 pessoas participaram do almoço.

 

A Expedição Ecológica 2011 foi realizada através de importante parceria entre os municípios de Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, Anahy, Iguatu, Corbélia e Ubiratã. As cooperativas Coagru e Integrada, bem como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) também contribuíram significativamente para a realização desse evento.

 

Ao final do trajeto foi feito o sorteio de um barco; os ganhadores foram os membros da equipe “Amigos para Sempre” de Altamira do Paraná.

 

QUEM GANHA É O MEIO AMBIENTE

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã e um dos organizadores do evento, Geraldo José dos Santos, disse que o número de participantes superou as expectativas. “Só nos resta agradecer a todos aqueles que entenderam o nosso objetivo com a realização desse evento. O sucesso nesse ano nos faz ter a certeza de que em 2012 a expedição ecológica será bem maior e melhor”, pontuou Geraldo dos Santos.

 

Orlando Vieira Filho, prefeito em exercício de Ubiratã, afirmou que o meio ambiente é quem mais ganhou com esse evento, pois o montante de lixo recolhido ao longo do trajeto surpreendeu a todos. “Esse lixo recolhido demoraria centenas de anos para se decompor”, frisa Orlando Vieira, salientando que se cada um dos cidadãos fizer a sua parte o mundo será bem melhor.

Fonte: Robson Alexandre - 29 de novembro - 08:11

Data de Publicação: 29/11/2011

Prefeito em exercício de Ubiratã entregou prêmio para o representante de uma das equipes participantes Crédito: Robson Alexandre
Legenda: Prefeito em exerc?cio de Ubirat? entregou pr?mio para o representante de uma das equipes participantes

 Galeria de Fotos

 Veja Também