X

ENERGIA

Presidente da Comcam participa de reunião com a Copel que tratou a questão da iluminação pública


Ouvir matéria

A diretoria da Associação dos Municípios do Paraná reuniu em Curitiba, na segunda-feira (13), alguns representantes das associações regionais do Estado, entre eles o presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, para que pudessem tentar viabilizar junto à Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) um prazo maior para que todos os municípios possam assumir a responsabilidade pela iluminação pública. D’Alécio ficou responsável por representar a AMP nessa conversa.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a operação de transferência da responsabilidade seja feita pela companhia até setembro, mas algumas prefeituras precisarão de mais tempo para assumir o serviço. Participaram do encontro com os prefeitos o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer; o diretor de distribuição da companhia, Pedro Augusto do Nascimento Neto e secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral.

 

PEDIDO DA COMCAM

A discussão em torno desse assunto surgiu após o dia 6 de janeiro do corrente ano, quando na oportunidade o presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, enviou ao presidente da Copel um ofício no qual pedia que a companhia intercedesse em prol dos municípios junto à Aneel para a prorrogação do prazo.

 

Na oportunidade, D’Alécio, destacou que os municípios sofrerão com o aumento de suas despesas, principalmente por esse ser um ano eleitoral, onde as despesas devem ser empregadas no sentido de que os prefeitos consigam concluir as obras que já se encontram em andamento nos municípios e que não podem sofrer solução de continuidade, caso haja troca dos chefes do Executivo Municipal. 

 

 

OFÍCIO SERÁ ENCAMINHADO À ANEEL

Durante o encontro dessa segunda-feira em Curitiba, ficou claro que a preocupação dos administradores municipais se deve pelo fato de que 34% dos municípios ainda não assumiram os sistemas de iluminação pública e os mesmos já demonstraram que caso não tenham um prazo maior para absorver os impactos operacionais e financeiros passarão por sérios problemas.

 

Aos prefeitos foi repassado que a Copel encaminhará ofício à Aneel relatando as dificuldades desses municípios para que de forma alguma os mesmos possam ser prejudicados. “Devemos observar à regulamentação do setor elétrico, sob pena de sofrer sanções e multas. Mas, vamos buscar uma forma de que a solução seja viável aos dois lados”, destaca o presidente da companhia.

 

Para Fábio D’Alécio essa forma transparente de diálogo é importante para que os administradores municipais tenham as informações exatas de como se dará a transferência da responsabilidade pela iluminação. “Saímos satisfeitos da reunião e certos de que a Copel vai atuar no sentido de não trazer nenhum ônus aos municípios que apresentam as dificuldades”, destaca o presidente da Comcam.

 

Fonte: Robson Alexandre - 15 de fevereiro - 19:02

Data de Publicação: 15/02/2012

Fábio D’Alécio pediu que a Copel interceda junto à Aneel para que o prazo de transferência da responsabilidade para os municípios seja prorrogado Crédito: Arquivo
Legenda: F?bio D?Al?cio pediu que a Copel interceda junto ? Aneel para que o prazo de transfer?ncia da responsabilidade para os munic?pios seja prorrogado

 Galeria de Fotos

 Veja Também