X

CONTRIBUINTE

Carnês do IPTU 2012 começam a ser entregues; pagamento à vista garante 30% de desconto


Ouvir matéria

O setor de Tributação do município de Ubiratã começou nessa quinta-feira (23) a entregar os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2012 nos domicílios da área urbana da cidade. A expectativa é de que os carnês sejam entregues o mais rápido possível para que chegue com antecedência a todos os contribuintes, a fim de que os mesmos possam programar o pagamento dentro dos prazos estipulados pela Secretaria de Finanças.

 

Os proprietários de lotes vazios devem estar atentos, uma vez que os carnês para esses lotes devem ser retirados no setor de Tributação pelo proprietário.

 

Para aqueles contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do IPTU, o município incentiva dando desconto de 30%; esse pagamento pode ser feito até o dia 30 de março. “Para pagamento à prazo o valor do imposto pode ser parcelado em até oito meses, porém, nessa forma de pagamento não haverá desconto”, explica Rita Soares Neta Figueiredo, secretária de Finanças, salientando que nesse ano o percentual de reajuste aplicado foi de 6,08%, que corresponde ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

 

Para o prefeito Fábio D’Alécio, o pagamento do IPTU é a maneira que o cidadão tem para ajudar a construir um município cada vez melhor para toda a população. “O dinheiro arrecadado volta para o cidadão na forma de obras e serviços que vão de encontro aos anseios da comunidade, como a construção de unidades de saúde, praças, quadras poliesportivas, pontes, readequação de estradas e pavimentação, entre outros”, exemplifica o Chefe do Executivo.

 

ISENÇÃO

Todos os proprietários de terrenos que tem direito a isenção devem obrigatoriamente requerer o benefício no Paço Municipal Prefeito Alberoni Bittencourt. “Esses cidadãos devem nos procurar entre os dias 2 e 30 de abril. Todos devem estar munidos de documentos pessoais, cópia dos rendimentos da família e o carnê do IPTU”, ressalta Rita Figueiredo, lembrando que esse benefício é concedido aos aposentados e pensionistas com rendimento mensal igual ou menor que R$ 1.057,50 e que possua apenas um imóvel que lhe sirva de residência.

 

PAGAMENTO APENAS NA REDE BANCÁRIA

Outro dado importante em relação ao IPTU 2012 é que o pagamento, tanto à vista quanto parcelado, será aceito apenas nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú e casa lotérica. “A parceira que firmamos com essas instituições bancárias visa facilitar e oferecer ao contribuinte maior agilidade quando do pagamento de seu tributo”, finaliza a secretária de Finanças.

Fonte: Robson Alexandre - 24 de fevereiro - 16:04

Data de Publicação: 24/02/2012

A expectativa é de que os carnês sejam entregues o mais rapidamente possível, a fim de que os contribuintes possam melhor programar o pagamento Crédito: Robson Alexandre
Legenda: A expectativa ? de que os carn?s sejam entregues o mais rapidamente poss?vel, a fim de que os contribuintes possam melhor programar o pagamento

 Galeria de Fotos

 Veja Também