Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

SAÚDE

Processo de implantação do SAMU é intensificado na região


Ouvir matéria

Contando com a assinatura do termo de adesão de todos os 85 municípios que integram as regiões de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, o processo de implantação do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência, foi intensificado e com o aporte de recursos iniciará a fase de aquisições de materiais e contratações de profissionais visado o início de operacionalização dos serviços já para o início de 2013. O programa é especializado no atendimento de emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, funcionando 24 horas, através do telefone 192.

 

Atualmente o CIUENP (Consorcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná), que administrará os serviços de forma conjunta no módulo do programa correspondente as três regiões, está criando o CNPJ e consequentemente o orçamento dos serviços a serem realizados serão compartilhados com os municípios em um contrato de rateio.

 

O serviço especial de atendimento já conta com frota composta por 24 ambulâncias de suporte avançado, já distribuídas nas 17 unidades básicas instaladas em Altônia, Barbosa Ferraz, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Goioerê, Icaraíma, Iretama, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Rondon, Terra Boa, Terra Rica, Ubiratã e Umuarama, onde também será entregue a Central de Regulamentação do SAMU referente à região do consórcio. Sete ambulâncias especiais ficarão posicionadas de forma estratégica na região da Comcam.

 

O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, diz que vem acompanhando o processo de implantação do SAMU desde o início, ressaltando que os trabalhos deverão interligar toda a região com o serviço nacional de atendimento de urgência, sendo disponibilizado de forma direta as três regiões, somando mais de um milhão de habitantes. Ele lembra que a região da Comcam foi bastante ágil na aprovação dos projetos junto aos Poderes Legislativos Municipais, adiantando o processo.

 

“De forma regional o SAMU ajudará a diminuir o fluxo de pessoas nos hospitais de plantão e prontos atendimentos. Trata-se de um recurso avançado que teremos a disposição de toda comunidade”, avalia o presidente D’Alécio, lembrando que toda a comunidade passará a estar amparada com um serviço de emergência ágil e de qualidade. O serviço está sendo implantado através de uma integração dos governos Federal, Estadual e Municípios.

Fonte: Robson Alexandre - 15 de Junho - 08:28

Data de Publicação: 15/06/2012

A frota do SAMU Macrorregional ser composta por 24 ambulncias de suporte avanado Crédito: Silvio Cesar Walter
Legenda: A frota do SAMU Macrorregional ser? composta por 24 ambul?ncias de suporte avan?ado

 Galeria de Fotos

 Veja Também