Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

DIAGNÓSTICO REGIONAL

UEM e Ipardes apresentam primeiros dados sobre levantamento populacional da Comcam


Ouvir matéria

Professores da Universidade Estadual de Maringá – UEM - e pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes –, órgãos ligados ao Governo do Estado, reuniram-se na segunda-feira, 18, em Maringá, quando apresentaram aos representantes da Comcam dados de um levantamento populacional da região de Campo Mourão.

 

A apresentação dos dados foi feita no Bloco 2 da UEM pela coordenadora do Observatório de Metrópoles/Núcleo de Maringá, Ana Lúcia Rodrigues e pelos pesquisadores do Ipardes, Anael Cintra e Paulo Delgado. O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, esteve na universidade com o prefeito de Peabiru, João Carlos Klein; técnico da Comcam, Ademar Klein e a secretária da associação regional, Telma Fasolim. A vice-reitora da UEM, Neuza Altoé, acompanhou as explanações.

 

Os números apresentados representam a base de um amplo trabalho que busca diagnosticar a causa da evasão populacional registrada nos últimos anos – estimada em 15 mil pessoas -, bem como mostrar a potencialidade de cada município e da região com um todo. Números precisos sobre o fluxo migratório foram divididos em fatores e cidades, relatando qual o destino e os motivos que levaram as pessoas a sair da região.

 

COMCAM REALIZARÁ FÓRUM REGIONAL PARA APRESENTAR NÚMEROS

Ao avaliar o que foi apresentado, o presidente da Comcam anunciou que será realizado no próximo mês, através da associação regional, um Fórum Regional com a presença de lideranças e candidatos a prefeitos de todos os municípios, a fim de que os mesmos conheçam a realidade regional e possam nos próximos anos dar ênfase a políticas públicas voltadas a manutenção da população nessa região.

 

“Agora somos provocados a debater com os representantes de todos os municípios. Devemos aproveitar os números e tirar o máximo em um trabalho que busque desenvolver a Comcam”, destaca D’Alécio, lembrando que há muito tempo lideranças e gestores vinham se preocupando com os municípios separadamente e que agora é hora de um trabalho de forma regional.

Fonte: Robson Alexandre/Silvio Cezar Walter - 20 de junho - 11:20

Data de Publicação: 20/06/2012

Os nmeros foram apresentados na segunda-feira (18) no Bloco 2 da Universidade Estadual de Maring; pesquisadores do Ipardes tambm participaram da apresentao Crédito: Silvio Cezar Walter
Legenda: Os n?meros foram apresentados na segunda-feira (18) no Bloco 2 da Universidade Estadual de Maring?; pesquisadores do Ipardes tamb?m participaram da apresenta??o

 Galeria de Fotos

 Veja Também