Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

EVASÃO EM QUEDA

Municípios devem agir unidos para que população aumente na região


Ouvir matéria

Mesmo o diagnóstico regional apresentado nessa segunda-feira (18) pelo Observatório de Metrópoles/Núcleo de Maringá e pelo Ipardes apontando que a região da Comcam perdeu cerca de 15 mil habitantes nos últimos anos, os números deixaram otimistas os representantes da Comcam, uma vez que os dados comprovam que o processo de evasão regional vem diminuindo, isso porque, entre os anos de 1995 e2000 ataxa líquida migratória era de -10. Já entre 2005 e 2010 esse número diminuiu para -4,3.

 

Outro fato positivo é que mesmo perdendo habitantes, todos os municípios evoluíram na variação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano -, pois das 335 mil pessoas que vivem em toda a região atualmente, 12 mil estão na classe de extrema pobreza.

 

A geração de empregos também é motivo de comemoração para os gestores. Segundo o levantamento, a região registrou um aumento de 59% em indústrias de transformação e 55% na construção civil, resultando na criação de mais de 20 mil empregos nos últimos anos.

 

Para Fábio D’Alécio, presidente da Comcam, para que o processo de diminuição da evasão populacional seja sempre constante são precisas ações municipais, porém de forma regionais, em diversos setores, principalmente voltados a economia e educação. “Mais importante ainda é identificarmos o potencial de cada município, para através disso reverter o quadro atual e trazer de volta os cidadãos da região com o desenvolvimento e a identidade regional”, pontua D’Alécio.

Fonte: Robson Alexandre/Silvio Cezar Walter - 20 de junho - 11:24

Data de Publicação: 20/06/2012

A regio registrou aumento de 55% na oferta de empregos para o setor da construo civil Crédito: Robson Alexandre
Legenda: A regi?o registrou aumento de 55% na oferta de empregos para o setor da constru??o civil

 Galeria de Fotos

 Veja Também