Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / UBIRATÃ GRANDE

Prefeito Fábio D’Alécio esteve entre 10 de todo o País que participaram de um projeto piloto do Governo Federal


“D’Alécio e outros nove administradores municipais experimentam novo sistema da Agenda de Compromissos Governo Federal e Municípios 2013-2016 voltado para o alcance dos ODM. Esse primeiro contato dos gestores com o sistema teve como objetivo testar a ferramenta e consequentemente aprimorar suas funcionalidades”

 

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, esteve nessa terça-feira (7), em Brasília, a convite da Secretaria Geral da Presidência da República para juntamente com outros nove administradores municipais do Brasil – D’Alécio foi o único convidado do Paraná – testar o novo sistema da Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Governo Federal e Municípios para os anos de 2013/2016. O evento aconteceu no auditório do Ministério da Cultura.

 

Fábio D’Alécio participou do evento porque reconhecidamente implantou com sucesso políticas públicas locais voltadas para o alcance dos objetivos do milênio. “Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a trabalhar para que juntos (toda sociedade) possamos desenvolver nosso município através de ações que venham de encontro ao desenvolvimento social e econômico de cada um dos cidadãos”, destaca D’Alécio, salientando que trabalhar em prol dos ODM colocou em evidência o município perante todo o Brasil.

 

PROJETO PILOTO QUE FOI TESTADO

A proposta do novo sistema é fornecer um instrumento de planejamento e monitoramento da gestão municipal alinhado ao alcance dos ODM, por meio de uma interface de relacionamento entre cidadãos e gestores públicos. A lógica está estruturada em estimular os gestores a estipularem metas anuais para o cumprimento de cada um dos oito objetivos do milênio, e a sociedade civil a acompanhar a execução dessas metas.

 

Dividida em duas partes, a ferramenta apresenta, em um primeiro momento, a evolução das metas nacionais até este ano, e as metas e planos do Governo Federal para o período 2013-2016. Asegunda parte traz um diagnóstico da situação do município construído a partir de indicadores oficiais do Portal ODM e descreve os programas federais indicados para apoiar cada prefeitura a atingir os objetivos propostos. Para alcançar cada um dos oito objetivos, o gestor municipal dispõe de no mínimo três programas federais para apoiá-lo.

 

Durante o teste, os participantes puderam navegar nos programas federais e conhecer as certificações para o alcance de cada meta.

 

A versão teste do sistema da Agenda ficará disponível até 27 de agosto, data em que terá início a migração para a versão definitiva. O lançamento nacional da Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Governo Federal e Municípios 2013-2016 será em fevereiro de 2013, em Brasília, durante o Encontro Nacional com os prefeitos e prefeitas recém-eleitos e reeleitos.

 

Sobre o teste, o administrador ubiratanense diz que vai ser uma importante ferramenta para os futuros chefes do Executivo de todos os municípios. “Através da agenda eles saberão onde devem investir mais para que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e com isso desenvolver a cidade em todos os aspectos”, pontua Fábio D’Alécio.

Fonte: Robson Alexandre - 09 de agosto - 17:10

Data de Publicação: 09/08/2012

A versão teste do sistema da Agenda ficará disponível até 27 de agosto, data em que terá início a migração para a versão definitiva Credito: Divulgação A proposta do novo sistema é fornecer um instrumento de planejamento e monitoramento da gestão municipal alinhado ao alcance dos ODM Credito: Robson Alexandre Prefeito Fábio D’Alécio foi um dos 10 prefeitos do Brasil a participar do evento O secretário nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, é um dos coordenadores do projeto O evento aconteceu no auditório do Ministério da Cultura, em Brasília Fábio D’Alécio foi convidado devido ao bom trabalho que desenvolve em Ubiratã no sentido de desenvolver os ODM

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000