Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Abatedouro

Unitá inaugurada!


Aconteceu nesta quinta-feira (6), a tão aguardada inauguração da Unitá, frigorífico e abatedouro de frangos, que irá criar uma média de 15 mil empregos diretos e indiretos na região. Implantado pelas cooperativas Copacol e Coagru, com investimento de R$ 135 milhões o empreendimento tem incentivos do programa Paraná Competitivo, do governo estadual. “Hoje, o Interior é responsável por quase 70% de todos os empregos criados no Estado e a abertura desse frigorífico confirma o propósito do nosso governo de apoiar a instalação de novas empresas em todas as regiões do Paraná”, disse o governador, na solenidade, com a presença do prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte - Baco, e do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski.

 

A Unitá entra em operação na próxima segunda-feira, já com 800 trabalhadores selecionados. O número de empregos diretos chegará a 3.800 com a conclusão das próximas etapas do empreendimento. No total, somando os empregos indiretos, serão criados 14.800 postos de trabalho na região.

 

O governador enfatizou que o Paraná é o maior produtor de frangos do Brasil e o que o setor cooperativista do Estado tem participação fundamental nesse desempenho. O governador entregou ao presidente da Copacol, Valter Pitol, a licença de operação concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ao abatedouro.

 

Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, o frigorífico terá capacidade inicial de abate de 80 mil aves/dia, até chegar à sua capacidade máxima, que é de 180 mil aves/dia, em 2014. O faturamento deve chegar a R$ 230 milhões.

 

De acordo com o presidente da Copacol e Unitá, Valter Pitol, as cooperativas que criaram o empreendimento possuem sete mil produtores associados e a grande vantagem, de acordo com os dirigentes, é que os próprios associados serão os fornecedores dos insumos para a ração produzida. “Essa nova unidade industrial é um exemplo para o cooperativismo brasileiro em geração de renda e oportunidades para os produtores. Um grande complexo, que gera empregos e riquezas para a região com o pagamento de impostos”, disse Pitol.

 

Segundo o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, a avicultura vai garantir segurança a mais aos produtores integrados das cooperativas. “A diversificação é fundamental para garantir renda e o crescimento dos associados e da cooperativa”, afirmou.

 

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco ressaltou a importância do novo empreendimento para alavancar avanços econômicos e sociais. “Um investimento grande que gera muito empregos para nosso povo é, sem dúvida, uma prioridade do nosso município”, avaliou Baco, que ainda relembrou o saudoso ex-prefeito Valdir D’Alécio. “Este empreendimento foi possível, também, graças ao esforço e a vontade dele, isto aqui é uma realização de um sonho de nosso saudoso ex-prefeito Valdir D’Alécio”, concluiu.

 

Participaram da inauguração do Frigorífico Unitá o deputado federal Rubens Bueno e os deputados estaduais Alexandre Curi, Leonardo Paranhos, Nereu Moura e Douglas Fabrício.

 

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 06/06/2013

Unitá inaugurada! Credito: Foto: Gilmar Gomes Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada! Unitá inaugurada!

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000