X

Expobira 2013

A maior Expobira de todos os tempos da ?ltima semana


Ouvir matéria

Quase uma semana de festa. Da maior festa que Ubiratã e muitas cidades da região já viram. A Expobira 2013 foi um sucesso. A Comissão Organizadora, que teve como presidente Rodrigo D’Alécio, preparou uma festa grandiosa. Aconteceu o de sempre com rodeio, exposição, mostras, parque de diversões, praça de alimentação coberta, muita gente da região, autoridades estaduais e regionais visitaram e, é claro, os shows. Mas e as novidades?

 

O rodeio, que começou na segunda noite, teve uma nova estrutura, show piromusical, e alguns dos mais premiados peões do Brasil, bem como os maiores e os mais “brutos” touros do país. A estrutura de Paulo Emílio trouxe uma nova cara para o rodeio em Ubiratã e na região, além de uma premiação que chegou a R$ 15 mil para o primeiro lugar.

 

Apresentações culturais abrilhantaram o evento com balé, dança indiana, axé, roda de viola, desenhos, pinturas e fotos de artistas locais. Outra novidade foram as palestras gratuitas sobre agronegócio, economia, desenvolvimento, entre outros. Exposição do artesanato e produções da agricultura familiar também esteve presentes no evento.

 

O comércio local e regional acreditou neste evento e realizou uma exposição de respeito. Várias concessionárias de veículos e máquinas agrícolas deixaram a população visitante de boca aberta e com os olhos brilhando ao ver tanta variedade. Podia-se negociar e comprar de tudo dentro do parque de exposições. As cooperativas também deram um apoio especial para a festa, inclusive ajudando no estacionamento de veículos, por causa das chuvas, nos últimos dias da festa.

 

Aliás, falando em chuva, uma sacada de mestre aconteceu desde o início do planejamento da festa. Apoiado pela administração municipal Ubiratã Caminhando para o Futuro, a Comissão Organizadora decidiu que não teria show na arena de rodeio como já acontecia tradicionalmente. Mas então como construir um local para os shows em tão pouco tempo? A solução foi relativamente simples, conseguir uma estrutura com capacidade para milhares de pessoas, com conforto, e especialmente, com uma cobertura para garantir que os shows aconteceriam mesmo em caso de chuva. E assim foi feito. A nova estrutura coberta veio para ficar. Aliás, ela veio, vai embora, mas volta no ano que vem com certeza.

 

Antes de falar dos shows principais, vale citar a Arena Universitária, com shows de Loubet, Cácio e Marcos, e João Márcio e Fabiano, a juventude pode aproveitar o fim de noite sem parar de dançar e cantar, e com artistas também de nível nacional. E agora sim, vamos falar dos shows principais...

 

Com pista, área vip e camarotes, a população pode assistir a artistas que agradaram as famílias. Para começar, um grande show com a dupla Milionário e José Rico, que durante seus 40 anos de carreira tem feito parte da história dos avós e dos netos. Jair Supercap Show apresentou um espetáculo de ritmos nacionais e internacionais. João Neto e Frederico trouxeram uma estrutura moderna e com efeitos especiais, além de surpreenderem a população com músicas que iam desde a moda de viola até o rock. Zé Ricardo e Thiago fizeram um show de alegria, animaram a multidão como se fosse o carnaval da Bahia, eram milhares de braços agitando durante boa parte do show. E na última noite...

 

Daniel. Meninas, mulheres e senhoras não conseguiam aguentar os segundos antes do primeiro “ah eu adoro amar você” quando a arena de shows veio abaixo com tantos aplausos e gritos. O show foi, em sua maior parte, romântico. Cada movimento no palco, cada olhar, cada dancinha, levava a ala feminina a loucura. Mas isso não significa que os homens presentes não gostaram, pelo contrário. Todos os gêneros cantavam juntos praticamente todas as músicas do sertanejo, especialmente na hora das sertanejas raízes.

 

Todos os cantores, todas as noites, foram muito simpáticos com a população, é claro que não seria possível atender 5, 6, 10 mil pessoas nos camarins, mas todos os artistas fizeram o possível para atender seus admiradores. Durante as 5 noites de Expobira 2013, mais de 40 mil pessoas passaram pelos estandes, arenas e barracas do parque de exposições.

 

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, já deu carta branca para o próximo ano. “Esta foi uma grande festa, uma grande feira de agronegócio, um imenso evento que levou o nome de Ubiratã mais uma vez para o calendário das grandes festas do estado do Paraná, e a Comissão Organizadora já avisou esta foi a maior até agora, mas que no próximo ano deverá ser ainda maior”, concluiu Baco.

 

Fotos: Gilmar Gomes

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 17/06/2013

 Veja Também