Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

Agroindústria

Emater e Parceiros capacitam em boas práticas na agroindustrialização na Expobira


Ouvir matéria

Dentro da programação da Exposição Agroindustrial de Ubiratã – Expobira, o Instituto Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Divisão de Agricultura e Pecuária realizaram uma palestra sobre boas práticas na agroindustrialização no dia 15 de junho, administrada pela nutricionista Benilde Darcilia Rorato e a Tecnóloga em Alimentos Rosilene Zanette Surdi, ambas do SEBRAE.

 

Participaram agricultores familiares, produtores de olericultura, criadores de bovinos de leite e de agroindústrias.

 

Os assuntos tratados foram boas práticas na industrialização, embalagens e conservação dos produtos derivados do leite, carnes, olericultura e instalação de agroindústrias. Foram repassadas informações básicas em microbiologia, contaminação alimentar, correta manipulação de alimentos, higiene pessoal, higiene de trabalho e higiene no preparo dos alimentos.

 

De todos os meios de contaminação, sem dúvida o mais importante é o manipulador de alimentos (ser humano), exatamente pelo fato de estar envolvido em todas as situações que são meio de contaminação, podendo interferir diretamente no controle dos mesmos, tornando-se necessário o conhecimento de alguns conceitos e princípios que possam orientar as atitudes a serem tomadas pelos profissionais da indústria de alimentos, com o objetivo de reduzir ao mínimo possível às possibilidades de contaminações de seus produtos, tornando-os mais competitivos e bem conceituados no mercado.

 

As informações prestadas foram no sentido de agregar valores na produção do agricultor familiar na busca de fortalecimento das ações de fixação e de permanência do homem no campo.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 03/07/2013

 Veja Também