X

Servi?os Urbanos e Pavimenta??o

Tapa-buraco na Ercides Rosseto e ilumina??o de ponto cego em Ubirat?


Ouvir matéria

O trabalho de “tapa-buraco” realizado esta semana na Rodovia Ercides Rosseto é, mais uma vez, uma medida paliativa para manter o asfalto minimamente trafegável. Especialmente durante os períodos de chuva e agora com a movimentação do período de safra, o asfalto, por onde trafegam caminhões e máquinas agrícolas, e não apenas veículos leves e ônibus escolares como foi avaliado pelos técnicos do governo, na gestão de Jaime Lerner, ficam extremamente danificados e a administração municipal Ubiratã Caminhando para o Futuro, através da secretaria de Serviços Urbanos e Pavimentação, toma as medidas necessárias para manter a via em condições de uso.

 

Em várias cidades do Paraná, por erro de avaliação dos técnicos do governo estadual, foi realizada a pavimentação no programa Caminhos da Educação. “O problema principal foi a utilização de um material que só seria realmente resistente a veículos leves ou a pouco tráfego de ônibus escolares”, afirma Rodrigo D’Alécio, secretário da pasta que ainda afirma que agora a opção do município, com recursos próprios, é realizar este tapa-buraco periodicamente.

 

Passados tantos anos do asfaltamento da rodovia, o que se vê, hoje, é uma estrada tomada por buracos e pedra-brita solta sobre a pista de rolamento. De acordo com o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco a obra, de total responsabilidade do governo estadual, foi realizada na época com a aprovação dos produtores e agricultores locais, que preferiram o asfalto, ao invés de um possível calçamento poliédrico. “Sendo assim, a obra foi realizada pelo governo estadual e infelizmente o resultado negativo começou a aparecer em pouco tempo de sua implantação, imagine então hoje em dia”, disse Baco.

 

Segundo o DER o projeto "Caminhos da Educação", do ex-governador Jaime Lerner, "era um projeto fadado ao fracasso". O asfalto destas estradas não comportam tráfego pesado e, normalmente as estradas beneficiadas são utilizadas também para o transporte da safra. "O governo do Estado considera as estradas como municipais e, como tal, devem ser conservadas pelos municípios", disse um representante do DER.

 

O prefeito Baco se esforça para que o recurso para o recape seja conseguido junto ao governo estadual e, se necessário, junto ao governo federal. “Nós já não estamos pedindo, estamos implorando para que este problema seja resolvido, o município inclusive se propõe a ajudar o máximo possível em relação a isto”, concluiu o prefeito.

 

Iluminação de “ponto cego” é iniciada

 

A retirada de árvores, na via pública ao lado Estádio Municipal Claudinão, que liga a Avenida Ascânio Moreira de Carvalho com a Rua Marechal Candido Rondon, devidamente autorizada pelos órgãos responsáveis, tem um objetivo importante para o bem estar da população. “Aquele local é um ‘ponto cego’ do município já há muito tempo e agora, com a possibilidade de iluminarmos o local, resolvemos priorizar a segurança da população”, disse o secretário Rodrigo D’Alécio.

 

Nesta semana as máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos e Pavimentação trabalham para a retirada dos troncos e raízes das árvores e após este serviço será iniciado o trabalho de adequação da calçada e a implantação de sete postes e a total iluminação daquela rua. “Com a iluminação o local deixa de ser um ponto de venda de drogas ou mesmo um local utilizado indevidamente por casais”, concluiu o secretário.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 10/07/2013

O espargidor, recém adquirido, está em uso para a manutenção do asfalto Crédito: Foto: Gilmar Gomes
Legenda: O espargidor, rec?m adquirido, est? em uso para a manuten??o do asfalto

 Galeria de Fotos

 Veja Também