X

Sa?de

Secret?ria de Sa?de participou do evento do Movimento Sa?de + 10


Ouvir matéria

A secretária municipal de Saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão, foi à Brasília onde, nos dias 5 e 6, solicitou, juntamente com outros secretários de saúde e entidades do país, mais apoio do governo federal no financiamento da saúde no evento Saúde + 10. Mais de 1,8 milhão de assinaturas coletadas pelo movimento foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves que também recebeu a proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular que exige que a União destine 10% de sua Receita Corrente Bruta para a saúde.

 

O Presidente do CONASEMS, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, em sua fala, exigiu um posicionamento de Henrique Alves. “Os municípios estão fazendo a sua parte, mas é imprescindível que tenhamos mais recursos, por isso peço ao Congresso Nacional que coloque, o quanto antes, em votação esse Projeto de Lei”, afirmou Nardi.

 

Criado há um ano, o Movimento Saúde + 10 conta com o apoio de mais de 100 entidades que se uniram a fim de mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional quanto à necessidade de aumentar o financiamento da saúde pública brasileira e, assim, garantir os preceitos constitucionais do SUS – integralidade, universalidade, gratuidade e qualidade. Os 10% pleiteado pelo Movimento representa um incremento de aproximadamente R$ 43 bilhões de reais no orçamento da saúde, totalizando o montante de R$ 130 bilhões anuais.

 

“Como gestores, temos obrigação de lutar sempre para melhorar e ampliar a acesso a saúde da população, bem como melhorar a remuneração dos trabalhadores e prestadores de serviço, e para isso é fundamental que o Governo Federal faça sua parte, pois os municípios já fazem muito mais do que podem”, destacou a Cristiane Pantaleão.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 08/08/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também