X

Sa?de

Secret?ria de sa?de participa de reuni?o sobre governan?a da Rede M?e Paranaense da regi?o noroeste


Ouvir matéria

A macrorregião noroeste, que envolve as regiões de saúde de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Umuarama, desenvolverá o laboratório de inovação em governança da Rede Mãe Paranaense organizado em parceria pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR), Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta terça-feira (3) da oficina de abertura do laboratório e destacou a importância das parcerias para avançar cada vez mais na gestão do Sistema Único de Saúde.

“O apoio do Conass nos permitiu, por exemplo, inovar na implantação da nova lei do Fundo Estadual de Saúde, garantindo agilidade no repasse de recursos aos municípios. E para avançar ainda mais temos que inovar na gestão, por isso este projeto é fundamental”, disse o secretário.

Para a representante do Cosems Paraná, Cristiane Pantaleão, é significativa a mudança no relacionamento dos municípios com a gestão estadual. “Temos sentido a grande diferença de atuação da atual gestão estadual, que tem o compromisso com a evolução do Sistema Único de Saúde e tem se mostrado disponível para atuar em parceria com os municípios”, disse.

Laboratório – O objetivo do Laboratório de Inovação é organizar a implantação da Rede Mãe Parananese nas cinco regionais de saúde da região noroeste de forma a diminuir os índices de mortalidade materno-infantil e melhorar o atendimento às gestantes e crianças da região. O grupo gestor que se reuniu nesta quinta-feira em Curitiba deverá promover uma oficina na região noroeste para implantar o comitê executivo macrorregional, responsável pela condução do laboratório.

Os consultores Eugênio Vilaça Mendes e Maria Emi Shimazaki também participaram do encontro em Curitiba.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 09/09/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também