Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SAÚDE

SAMU macrorregional será inaugurado nessa sexta-feira; moradores de Ubiratã e região já poderão contar com o serviço

Lançamento do programa na região acontecerá em Umuarama


Entra em funcionamento nessa sexta-feira (22) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) macrorregional. O lançamento oficial acontecerá em Umuarama à partir das 10h00min, e, deve contar com a presença do governador Beto Richa. Umuarama é a base central do CIUENP (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná), que administra os serviços de forma conjunta no módulo do programa.

 

O consórcio atenderá as regiões de Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão, que abrangem 85 municípios e uma população de 1.007.350 habitantes.

 

Ubiratã será uma das bases do SAMU macrorregional. Para tanto, uma ambulância e equipes treinadas para esse tipo de serviço já estarão a partir do lançamento, em Umuarama, de prontidão para oferecer aos ubiratanenses, bem como aos moradores dos municípios circunvizinhos, um atendimento rápido e eficiente nos casos que são de responsabilidade do SAMU, ou seja, especificamente urgência e emergência.

 

A base ubiratanense funcionará no mesmo prédio do Posto de Atendimento dos Bombeiros Comunitários. “Essa é uma grande conquista que queremos compartilhar com os munícipes, pois certamente organiza a entrada de pacientes nos hospitais da região, bem como, efetivamente vai diminuir o número de óbitos, uma vez que o atendimento às vítimas será mais ágil”, destaca o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte.

 

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, explica que serão feitos atendimentos em pessoas vítimas de crises hipertensivas, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras, choque elétrico, traumas com vítimas e acidentes domésticos, além do transporte de gestantes em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto. “Foi um árduo trabalho para que chegássemos a esse momento. Estamos felizes e certos de que realizamos mais uma conquista em prol do bem estar da comunidade”, frisa Pantaleão.

 

O SAMU

O Samu que atenderá a região em que Ubiratã faz parte, funcionará 24 horas por dia, através de chamada gratuita para o telefone 192, vai contar com uma frota composta por 24 ambulâncias de suporte avançado que já foram distribuídas às 17 unidades básicas instaladas em Altônia, Barbosa Ferraz, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Goioerê, Icaraíma, Iretama, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Rondon, Terra Boa, Terra Rica, Ubiratã e Umuarama.

 

Se for um caso de menor gravidade, onde o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas ao telefone. 70% dos casos são resolvidos desta maneira.

 

Já nos casos de maior gravidade o paciente atendido pelo Samu será encaminhado para um dos hospitais da rede do consórcio com vaga no momento. A região do Consórcio contará com oito salas de estabilização, dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de hospitais, unidades de suporte avançado à vida (Usav) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).

 

Nos primeiros 60 dias, prazo para homologação do Samu Noroeste, o custeio das operações do serviço será rateado entre os 85 municípios pertencentes ao consórcio. A partir da homologação, as despesas do serviço serão divididas entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%), de acordo com o número de habitantes. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 19/11/2013

A base ubiratanense funcionará em conjunto com os Bombeiros Comunitários Credito: Arquivo Ubiratã conta com uma ambulância equipada e pronta para a partir de sexta-feira prestar atendimento de urgência e emergência Credito: Robson Alexandre

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000