X

CULTURA

M?sica, dan?a, artesanato, palestras e pesquisa em livros s?o algumas das atividades do Centro Cultural de Ubirat?


Ouvir matéria

A população ubiratanense possui a sua disposição um grande e moderno espaço cultural no município, tudo gratuitamente. Inaugurado em meados de 2008, o Centro Cultural, localizado na Rua Floriano Peixoto, ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, possui auditório com 140 lugares, sala administrativa, banheiros, copa, salas de apoio, camarins, depósito, hall de entrada, além da Biblioteca Pública Municipal Cecília Meirelles e o telecentro.

 

Nesse espaço são oferecidas a comunidade, entre outras atividades, aulas de dança, canto, instrumentos musicais, artesanato, livros para empréstimo e para pesquisa educacional, bem como acesso à internet para os estudantes. Já no auditório são feitos treinamentos, reuniões e palestras, entre outros.

 

Para a secretária de Educação/Cultura, Inês Bento, esse espaço totalmente acessível ao cidadão é fundamental para o entretenimento e aprendizagem. “Aqui as pessoas podem vir e escolher uma dentre as inúmeras atividades que ofertamos. O Centro Cultural é aberto de segunda a sexta, das 08:00 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas”, explica a secretária, que aproveita para agradecer aos funcionários do centro pela dedicação e profissionalismo com que desempenham suas funções no dia-a-dia.

 

CENTRO EM 2013

Aumira Dantas de Oliveira Jurandy, coordenadora do centro, fez um breve relato das atividades desenvolvidas no ano que se finda.

 

Nas aulas de dança – balé, indiana, ventre, pop, axé e ginástica rítmica – foram 217 alunas, todas coordenadas pela instrutora Nathiele Mello de Souza. Já as aulas de música que incluem sanfona (professor Mário Geraldo); teclado e violão (professor Diogo Henrique da Silva) e viola (professor Guilherme Medeiros) receberam 219 alunos ao longo do ano.

 

A professora Úrsula Leverentz (artesanato) coordenou e instruiu 30 ubiratanenses a se aprimorar no artesanato.

 

“Entre apresentações, palestras e outros eventos no auditório do Centro Cultural contabilizamos 106 utilizações durante o período diurno e 48 durante o noturno”, fala Aumira, lembrando que o espaço pode ser solicitado para utilização por empresas, entidades e instituições, desde que solicitado com antecedência no próprio Centro Cultural.

 

O telecentro, que possui vários computadores atendeu em média 30 pessoas/dia, chegando ao total de 7.800 no ano. “Nossa biblioteca emprestou 3.278 livros; desses 2.072 para jovens e adultos e 1.206 para crianças”, lembrou a coordenadora do centro, que ao finalizar falou das pesquisas feitas nos livros didáticos da biblioteca pública. “Foram uma média de 1.100. Mostrando que mesmo com o fácil acesso das pessoas à internet, os livros ainda continuam sendo um recursos muito importante na educação escolar”, pontuou Aumira Dantas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 26/12/2013

Cada criança possui um estilo que melhor se adapta Crédito: Robson Alexandre
Legenda: Cada crian?a possui um estilo que melhor se adapta

 Galeria de Fotos

 Veja Também