Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / APERFEIÇOAMENTO

Funcionários técnicos do município recebem orientações para otimizar os processos licitatórios

A realização, novamente, dessa reunião é para que os técnicos passem a entender melhor o processo: desde a elaboração do edital até o recebimento dos produtos


A Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através da Divisão de Licitação, tem buscado otimizar os processos licitatórios da municipalidade. “Temos sempre como objetivo adquirir produtos de qualidade a preços condizentes com o mercado. Para tanto, sempre que possível os funcionários responsáveis pelas licitações participam de cursos de aperfeiçoamento, a fim de que não exista desperdício de dinheiro público e nem a compra desnecessária de algum item”, explica o prefeito Haroldo Fernandes Duarte.

 

Para que todos os envolvidos nos processos licitatórios ajam da mesma maneira e de acordo com a lei, foi novamente realizada, na última semana, uma reunião coordenada pela Divisão de Licitações, com os funcionários técnicos de cada secretaria. “Nosso objetivo foi mostrar a todos qual a melhor forma de montarmos um processo. O primeiro passo é a tomada de preços em pelo menos três fornecedores diferentes”, disse Sandra Capana, responsável pela licitação.

 

Os participantes da reunião receberam orientações sobre como deve ser o processo de abertura de uma licitação, quais são as formas possíveis de se realizar um processo, bem como prazos legais de publicação, solicitação de edital, julgamento, homologação, contrato, execução dos serviços e entrega dos produtos, bem como onde e como devem ser solicitados os aditivos.

 

“O que apresentamos nessa reunião foi que devemos sempre observar os princípios da legalidade, isonomia, impessoalidade, probidade administrativa, publicidade e vinculação ao instrumento convocatório”, enfatiza Capana, lembrando que por ser defasada e propiciar muitos problemas para a administração, não é mais realizada em Ubiratã a modalidade de licitação por convite.

 

Para Fábio Augusto Celestino, fiscal municipal de frota, a reunião foi muito proveitosa. “É a oportunidade que temos para nos aprimorar e agirmos de acordo com aquilo que é previsto em lei. A transparência em tudo que fazemos se reflete no maior desenvolvimento municipal”, pontua Fábio.

 

Já Gina Ferreira, representante do Chefe de Gabinete, enaltece que essas reuniões também servem para unir mais os funcionários técnicos. “O bom funcionamento da administração é como uma engrenagem, ou seja, todos tem que trabalhar no mesmo ritmo e com o mesmo intuito, pois dessa forma é que os resultados aparecem”, frisa Ferreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 20/01/2014

Prazos legais e as diferentes formas de licitação foram abordadas nessa reunião Credito: Robson Alexandre Essa é mais uma oportunidade para que os técnicos do município possam aprimorar os seus conhecimentos sobre a elaboração de licitações Sandra Capana falou aos presentes sobre qual – de acordo com a lei – a melhor forma de se fazer um processo licitatório

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000