Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

PREVEN??O

Ubirat? no combate ? Tuberculose; no in?cio desse ano eram 4 ubiratanenses com a doen?a


Ouvir matéria

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente em 24 de março, tem como objetivo conscientizar a população sobre o impacto da doença e falar sobre as medidas de prevenção e controle que estão ao alcance de qualquer pessoa. Em Ubiratã, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo um trabalho de prevenção e também de tratamento para casos da doença no município. No início de 2014, 04 pessoas estavam em tratamento de Tuberculose Pulmonar.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microrganismo chamado “bacilo de Koch” (BK). Esta bactéria espalha-se pelo ar quando é eliminada através da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras de tuberculose, e que não estão em tratamento. Apesar de atingir principalmente os pulmões, podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Devido a esta forma de transmissão, a convivência com pessoas portadoras de tuberculose, especialmente em ambientes fechados, favorece a contaminação.

 

A tuberculose não é uma gripe ou pneumonia mal curada. Frio, beber algo gelado não causa tuberculose. Mas algumas condições que reduzem as defesas do organismo podem aumentar a chance de infecção pelo bacilo da tuberculose, incluindo desnutrição, alcoolismo, tabagismo e doenças imunossupressoras, como a AIDS.

 

Quem tiver duvidas ou quiser buscar mais informações sobre a doença pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde, unidades básicas de saúde ou ligar no fone (44) 3543-4141.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 13/03/2014

 Galeria de Fotos

 Veja Também