X

PECU?RIA

Paran? inicia etapa de vacina??o contra febre aftosa; pecuaristas de Ubirat? devem vacinar seu rebanho


Ouvir matéria

O Governo do Paraná lançou nesta quarta-feira (30/04) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta primeira fase, é obrigatória a vacina em todos os animais bovinos e bubalinos jovens, de zero a 24 meses, que representam cerca de 45% do rebanho paranaense.

 

Os produtores de Ubiratã devem vacinar os animais até o dia 31 de maio. A vacinação do primeiro animal é a garantia da sanidade do rebanho paranaense para que o Estado continue sendo uma área livre da febre aftosa. Foram nove anos de embargos à exportação da carne bovina ao país europeu.

 

COMPROVAÇÃO - A previsão é que sejam vacinados 4,25 milhões de cabeças de animais jovens, o que corresponde a 45% do rebanho atual do Paraná, estimado em 9,4 milhões de animais, entre animais jovens e adultos.

 

Até o final da campanha, o produtor deve efetivar a compra do medicamento, fazer a aplicação e a comprovação da vacinação do seu rebanho. Na segunda etapa, em novembro, será obrigatória a vacinação para 100% do rebanho.

 

A vacinação e a comprovação do rebanho são obrigatórias para todos os produtores. Quem não vacinar ou não comprovar a vacinação por meio de nota fiscal de compra da vacina será multado em R$ 112,92 por cabeça não vacinada. Além disso não poderá obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) que permite o transporte dos animais para várias finalidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 05/05/2014

os bovinos e bubalinos devem receber a dose da vacina contra a febre aftosa Crédito: Divulga??o
Legenda: os bovinos e bubalinos devem receber a dose da vacina contra a febre aftosa

 Galeria de Fotos

 Veja Também