Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / REPRESENTOU O PARANÁ

Cristiane Pantaleão participa de reunião em Brasília sobre atual conjuntura financeira da Saúde


A secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão participou em Brasília, dia 15 de maio, da reunião do CONARES - Conselho Nacional de Representantes Estaduais do CONASEMS. Ela representou o Paraná no encontro onde foi discutido e analisado a atual conjuntura financeira da Saúde no Brasil.  “Os municípios não estão mais dando conta de financiar a saúde, na média estamos ultrapassando 8% do que é exigido constitucionalmente, e isso não é bom para os municípios, pois deixa de ter recurso para investir em outros setores também essenciais”, comentou Cristiane.

 

De acordo com a secretária de Saúde, o Ministério da Saúde investe muito abaixo do necessário alguns recursos já pactuados e autorizados, além de que, não estão sendo depositados. “No caso de Ubiratã, recebíamos um incentivo mensal (PMAQ - Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade) de ajuda de custeio para as equipes de saúde da família, onde parte deste recurso era destinado ao pagamento de funcionários, e não recebemos desde janeiro. Outro recurso ainda não liberado é o do SAMU, onde quem está financiando integralmente este serviço são os municípios. Estes e outros serviços estão com recurso Federal atrasados, e assim fica cada vez mais difícil manter os serviços de saúde da maneira que a população necessita”, relatou a Cristiane Pantaleão.

 

Nesta reunião, também foi discutida a necessidade de pactuar uma política Nacional dos Hospitais de pequeno porte do Brasil, conforme explica a secretária de Saúde. “Os municípios não estão mais conseguindo manter os hospitais abertos com o financiamento atual, o governo Federal precisa aumentar sua contribuição, pois os municípios não têm mais de onde tirar dinheiro, pois como já mencionado já investimos muito além do possível”, disse Cristiane Pantaleão, reforçando que nesta viagem aproveitou também para cobrar o pagamento da 2ª parcela das obras (Posto de Saúde São Joaquim, Posto Central 2 e São João). “Estas obras estão sendo realizadas em Ubiratã e parte do recurso está atrasado, isso dificulta o término das obras dentro do prazo estabelecido”, comentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 20/05/2014

Secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, representou o Paraná no encontro onde foi discutido e analisado a atual conjuntura financeira da Saúde no Brasil Credito: Divulgação

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000