X

EDUCA??O

Aumento populacional exige amplia??o do n?mero de vagas em escolas e CMEIs


Ouvir matéria

Novas empresas se instalaram no município, novos loteamentos e muitas construções, mais trabalho e mais oportunidades, tudo isso contribuiu para que mais famílias viessem residir em Ubiratã. Com isso, houve um aumento populacional e consequentemente uma maior procura por serviços essenciais e de responsabilidade do poder público, como por exemplo, a educação: um direito de todos.

 

Assim como o município progrediu, a rede municipal de Educação de Ubiratã também teve que passar por grandes transformações nos últimos anos para atender a procura por vagas.

 

 

CMEI’s

Como resultado da ampliação significativa do número de estudantes que solicitam o acesso a Administração Caminhando para o Futuro, através da secretaria da Educação teve que aumentar o número de atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos) em 25%. Mesmo assim, ainda existe demanda de 315 alunos na fila de espera para serem matriculados na Educação Infantil municipal. “Precisamos agora de um aumento de 45% em cima do total de alunos atendidos hoje”, disse a secretária de Educação, Maria Inês Bento.

 

Em 2010, 572 crianças eram atendidas nos CMEIs de Ubiratã. Esse número aumentou para 608 em 2011. A cada ano, a procura por vagas na educação infantil vem aumentando gradativamente: em 2012, eram 660 crianças atendidas e em 2013, 715. Até agora, em meados de 2014, já são 735 crianças com idades entre 0 e 5 anos matriculadas na educação Infantil ubiratanense, que conta com 7 Centro Municipais de Educação Infantil em uma estrutura composta por 8 salas de berçário, 8 de maternal, 6 de jardim I, 6 de Jardim II e 11 salas de pré-escola, somando 39 turmas.

 

“Mesmo com inauguração em junho de 2011 do CMEI Lugar de Gente Feliz (Super Creche), ainda não foi suficiente para zerar a fila de espera para ingresso na educação infantil de Ubiratã. Porém a Administração Caminhando para o Futuro vem trabalhando para atender a demanda da educação infantil, inclusive com a construção de mais uma supercreche cujo projeto já foi aprovado”, salientou Inês.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

No Ensino fundamental 1, que é de responsabilidade do município (1º ao 5º ano), houve um aumento de 15% no número de alunos matriculados. Em 2010, eram 1.203 matriculas; 1.115 em 2011; 1.160 em 2012. No ano de 2013, foram efetuadas 1.364 matriculas e até meados de 2014 já são 1.370 alunos matriculados nas 6 escolas municipais que contam com uma estrutura composta por 11 salas de 1º ano, 11 de 2º ano, 13 salas de 3º ano, 13 de 4º ano e 12 salas de 5º ano, somando 59 turmas. Entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Ensino de Ubiratã é composta por 99 turmas, absorvendo os 2.105 alunos matriculados.

 

“Para atender o crescimento da população em idade escolar foi ampliado o atendimento da Escola Municipal Professora Lucinéia Ricardo Braciforte (período da manhã) e abrimos mais turmas na Escola Municipal Cleide Borges Reis e locamos o prédio da antiga Escola Adventista para funcionar somente as prés-escola (criança de 5 anos), com isso, liberamos sala nos CMEIs para atender mais crianças. No supletivo da EJA fase 2, com aulas realizadas  Colégio Quintino Bocaiuva, houve aumento considerável de alunos atendidos. Hoje atendemos 40% a mais do que no ano de 2013”, disse a secretária de Educação, Inês Bento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 01/07/2014

O município locou o prédio da antiga Escola Adventista para funcionar somente as prés-escola (criança de 5 anos) Crédito: Valdir Silva
Legenda: O munic?pio locou o pr?dio da antiga Escola Adventista para funcionar somente as pr?s-escola (crian?a de 5 anos)

 Galeria de Fotos

 Veja Também