X

CURSO

Profissionais da sa?de participaram de forma??o em sa?de mental, ?lcool, crack e outras drogas


Ouvir matéria

Foi realizado em Ubiratã nos dias 12 e 13 de agosto (terça e quarta-feira) um curso destinado a agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica. A formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas oferecida pelo projeto Caminhos do Cuidado em parceria com o Governo Federal, SUS, Fundação Fio Cruz e Grupo Hospitalar Conceição vai possibilitar que esses profissionais possam trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

 

O curso com carga horária de 40 horas, dividido em 5 encontros teve na terça-feira 40 participantes de Ubiratã e Juranda e na quarta-feira outros 40 de Ubiratã e de Boa Esperança. O treinamento foi realizado pelos tutores Marcos Pombeiro, psicólogo da cidade de Terra Boa e pela enfermeira Fernanda Santiago do município de Fênix.

 

“Essa formação em saúde mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do ‘especialismo’ no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado”, destacou o psicólogo Marcos Pombeiro.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, o curso também é importante ao discutir e construir um novo papel para os agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem voltado para o cuidado em saúde mental. “Com esse curso eles saem trabalhando conforme a especificidade de cada território. Além disto, qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas, ou seja, vão saber como abordar, orientar e encaminhar o tratamento”, comentou Cristiane.

Fonte: Assessoria de Comunicao Social

Data de Publicação: 14/08/2014

O treinamento contou com a participao de profissionais da Sade de Ubirat, Juranda e Boa Esperana Crédito: Valdir Silva
Legenda: O treinamento contou com a participa??o de profissionais da Sa?de de Ubirat?, Juranda e Boa Esperan?a

 Galeria de Fotos

 Veja Também