X

LIDERAN?A E DESENVOLVIMENTO

Ubiratanenses apresentam projetos para desenvolvimento regional durante realiza??o da Escola de L?deres do Sebrae


Ouvir matéria

O vice-prefeito Sebastião Osmar Beraldo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Hideraldo Magron e a Agente de Desenvolvimento, Maria Luiza Iacono são os representantes do município de Ubiratã na Escola de Desenvolvimento de Líderes promovido pelo Sebrae/PR Regional Oeste, e na sexta-feira (22), em Cascavel, juntamente com outros agentes de desenvolvimento e coordenadores de comitês gestores dos Municípios da Regional apresentaram os projetos com ideias focadas no desenvolvimento para implantação na região.

 

O projeto desenvolvido pelo grupo dos agentes de desenvolvimento foi apresentado pela representante de Ubiratã, Maria Luiza Iacono e será aplicado na cidade de Guaraniaçu. Com o tema ‘Fomento da Economia Local: Valorização e Desenvolvimento do Município de Guaraniaçu’, o projeto trata da evasão de receitas do setor de supermercados do município de Guaraniaçu para os grandes centros. Posteriormente também será implementado em outras cidades, como Ubiratã, Cascavel, Corbélia, Terra Roxa e Palotina, sempre em parceria com as prefeituras e com o Sebrae.

 

Já o grupo do Comitê Gestor, que conta com a participação efetiva do secretário Magron e do vice-prefeito Beraldo, além dos representantes dos municípios de Guaíra, Toledo, Palotina, Quatro Pontes e Maripá, desenvolveu um projeto ‘Líderes para Novos Cenários e Novos Desafios’, onde identificou o problema da perda de atratividade para investimentos empresariais, causada pela insuficiência de infraestruturas necessárias em municípios de pequeno e médio portes abrangidos pela AMOP, o que tem dificultado o desenvolvimento da região.

 

O grupo enumerou diversas causas prováveis para o problema, as consequências que isso traz para os municípios e propôs uma metodologia para industrialização nos municípios de pequeno e médio porte da região da AMOP. Esse projeto elaborado pelo grupo do comitê gestor terá como piloto, Ubiratã, ou seja, será implementado primeiramente aqui no município.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Hideraldo Magron, os municípios de pequeno e médio porte têm suas economias baseadas na agropecuária e não possuem infraestrutura necessária para uma diversificação econômica que atraia novos investimentos no setor industrial e empresarial. “Isso que queremos mudar através desse projeto, com a criação de mecanismos que incentive a instalação de indústrias, comércios e prestação de serviços. Para isso, há a necessidade de infraestrutura e uma das alternativas é a implantação de condomínios empresariais”, destacou Magron.

 

O vice-prefeito de Ubiratã, Sebastião Osmar Beraldo, destacou a importância e a necessidade da formação de novos líderes, o que segundo ele, contribui com iniciativas e propostas para o desenvolvimento de uma região. “Com a liderança se cria um poder de mobilização maior e através disso é possível realizar as mudanças necessárias para se atingir o progresso e desenvolvimento de uma determinada região”, comentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 28/08/2014

Foram apresentados diversos projetos para o desenvolvimento regional Crédito: Divulga??o
Legenda: Foram apresentados diversos projetos para o desenvolvimento regional

 Galeria de Fotos

 Veja Também