X

NASF

Sa?de preventiva ? fundamental para garantir qualidade de vida aos ubiratanenses


Ouvir matéria

Ubiratã conta com 6 Unidades Básicas de Saúde instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem. Essas unidades desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. E para complementar esse atendimento realizado na atenção básica, o município dispõe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que dá suporte as equipes do PSF para qualificar o atendimento aos usuários da saúde, realizando atendimentos eletivos, agendados por meio de encaminhamento médico.

 

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde. Em Ubiratã, o NASF conta com médico ginecologista e obstetra, médico pediatra, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, educador físico e enfermeiro, entre outros profissionais que dão apoio ao trabalho das equipes do Programa Saúde da Família.

 

O médico ginecologista e obstetra realiza prioritariamente o atendimento as gestantes de risco intermediário e alterações de baixo grau de colo uterino; o médico pediatra atende todos os dias por demanda agendada e atente também na Apae; a nutricionista realiza um trabalho voltado para quem tem diabetes, pressão arterial, gestantes, obesos, crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesos, desnutrição ou baixo peso, anemia, entre outras; o atendimento à fisioterapia é realizado de 4 formas distintamente diferenciadas: atendimento domiciliar, grupos de fisioterapia, grupos especiais, avaliação a clínica de fisioterapia; na área de fonoaudiologia é realizado um trabalho visando abordar à saúde e a educação da população; educador físico realizam atividades direcionadas à população da terceira idade; o enfermeiro da NASF realiza a coordenação de todas as atividades multiprofissionais, enfatizando a educação em saúde e o trabalho em grupo, sempre em parceria com as equipes Saúde da Família.

 

“É importante destacar que esses profissionais ajudam as equipes de saúde da família a atender melhor a população, pois sabemos que muitos pacientes procuram as unidades para consultar, mas muitas vezes o que eles precisam não é medicamento, e sim de acompanhamento com psicólogo, assistente social, nutricionista ou com fisioterapeuta, por exemplo”, disse a enfermeira Laura Shiratsu Sgarioni, responsável pelo NASF.

 

O NASF tem como responsabilidade central atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 15/09/2014

A nutricionista do NASF trabalha em grupo questões de reeducação alimentar e comportamental Crédito: Divulga??o
Legenda: A nutricionista do NASF trabalha em grupo quest?es de reeduca??o alimentar e comportamental

 Galeria de Fotos

 Veja Também