Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Mais do que uma casa - um lar - para crianças e adolescentes de Ubiratã


A Casa Lar Clóvis Pereira Galindo de Ubiratã é a única instituição no município de modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes. Implantada em 06 de janeiro de 2001, a Casa Lar tem capacidade para o acolhimento de 10 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos conforme orientações técnicas, e no momento possui 5 crianças e adolescentes acolhidos.

 

Todas as atividades desenvolvidas na Casa Lar são empreendidas para preservar e fortalecer vínculos familiares e comunitários das crianças e dos adolescentes atendidos no serviço. Nesse sentido, é importante que esse fortalecimento ocorra nas ações cotidianas do serviço de acolhimento – visitas e encontros com as famílias e com as pessoas de referência da comunidade da criança e do adolescente, devendo atender a todas as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, e oferecimento de oportunidades para a (re) inserção na família de origem ou substituta.

 

As crianças e adolescentes acolhidos na Casa Lar são encaminhadas através do Conselho Tutelar, por solicitação do Ministério Público ou Poder Judiciário, como medida de Proteção.

 

Assim que a criança ou adolescente chega ao serviço de acolhimento, a equipe técnica elabora o Plano de Atendimento Individual e Familiar, no qual contem objetivos, estratégias e ações a serem desenvolvidos tendo em vista a superação dos motivos que levaram ao afastamento do convívio e o atendimento das necessidades especificas de cada situação. A Casa Lar conta com os serviços de uma psicóloga que executa as atividades propostas no acolhimento institucional.

 

As atividades voltadas à reintegração familiar são desenvolvidas conforme a disponibilidade das famílias e das crianças que estão inseridas em outros projetos sociais além da escola.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 29/09/2014

Implantada em janeiro de 2001, a Casa Lar Clóvis Pereira Galindo de Ubiratã tem capacidade para o acolhimento de 10 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos Credito: Valdir Silva A Casa Lar é a única instituição em Ubiratã de acolhimento para crianças e adolescentes encaminhadas através do Conselho Tutelar Atualmente cinco crianças e adolescentes são acolhidos na Casa Lar de Ubiratã

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000