Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SOCIAL

Famílias em situação de vulnerabilidade social contam com a estrutura do CRAS para melhoria da qualidade de vida


Desde quando CRAS foi inaugurado em Ubiratã, em média, 550 famílias por mês são atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social, uma unidade pública destinada ao atendimento socioassistencial de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

O CRAS atua como a principal porta de entrada dos usuários da política de assistência social e visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Nesse sentido, as principais atuações do CRAS são de prestar acompanhamento familiar, com atendimento com equipe multiprofissional (assistente social, psicóloga, psicopedagoga); atendimento socioeducativo, palestras, orientações e encaminhamentos; atendimentos emergenciais; abordagem social e entrevistas; encaminhamento e cursos profissionalizantes; visitas domiciliares; beneficio de prestação continuada e benefícios eventuais, como: documentação, identidade, certidão de nascimento e CPF; auxilio funeral; auxilio natalidade; auxilio alimentação; passagem, entre outros, elem de orientação e apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

 

O público alvo do CRAS são as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, em especial famílias cadastradas no Programa de transferência de renda e benefícios assistenciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 29/09/2014

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000