Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

NOVIDADES

Novo Plano de Carreira do funcionalismo p?blico de Ubirat? foi apresentado aos vereadores


Ouvir matéria

Em reunião realizada na terça-feira (25), no gabinete do prefeito Haroldo Fernandes Duarte, foi apresentado aos vereadores para analise e posterior votação na Câmara, o projeto do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários do funcionalismo público de Ubiratã. Participaram do encontro, o vice-prefeito Sebastião Osmar Beraldo, o presidentes do Sindicato dos Servidores Municipais, Vanderlei Sampaio e ainda os integrantes da equipe administrativa que trabalharam durante dois anos na elaboração do Plano: o secretário da Administração, Neri Wanderlind; o Controlador Interno, Manuel Dias Martins; e a responsável pelo setor de Legislação, Karina Martins. Também contribuíram para elaboração do novo Plano, a equipe do setor de RH (Recursos Humanos) da prefeitura.

 

Com a aprovação do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários, os servidores municipais passarão a ter adicional por tempo de serviço, adicional por capacitação profissional, progressões horizontal e vertical, carreira, entre outros benefícios e também foram criados novos cargos.

 

ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

No Plano atual, que está em vigor desde 1995, os servidores recebiam um adicional de 5% a cada 5 anos. Com o novo plano, vão adquirindo 1% de adicional a cada ano.

 

ADICIONAL POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Atualmente não se tem esse benefício, porém com o novo Plano, apresentando certificados de cursos (obedecendo a carga horária estabelecida no Plano) o servidor terá um acréscimo de 2% do valor do salário.

 

PROGRESSÃO HORIZONTAL

No Plano atual, essa modalidade de progressão é realizada a cada 2 anos de efetivo exercício, apenas depois de cumprido o estagio probatório que é de 3 anos. Com o novo Plano, a elevação de nível ocorrerá a cada 2 anos de efetivo exercício no cargo, mesmo não tendo cumprido o estagio probatório, podendo chegar no máximo de 17 níveis.

 

PROGRESSÃO VERTICAL

Atualmente não existe, mas com o novo Plano haverá a passagem do servidor de um grau para outro, de acordo com a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de cursos de ensino médio, ensino superior e pós-graduação, (máximo 2 graus).

 

CARREIRA

A carreira do servidor, assim como a elevação de nível começava a partir do cumprimento do estágio probatório, que é de 3 anos e com o novo Plano começa já a partir da admissão, não sendo necessário esperar o cumprimento do estágio probatório.

 

REVISÃO GERAL DA REMUNERAÇÃO

Era realizada de acordo com o reajuste do salário mínimo estabelecido pelo Governo Federal (sem data base) e com o novo Plano passará a ser feita tendo como indexador o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado nos últimos 12 meses, usando como referência final do período, o mês de novembro, passando a valer a partir do 1º dia do ano seguinte.

 

NOVOS CARGOS

Também foram criados novos cargos que não existia como: costureira; coveiro; eletricista de autos; encanador; mecânico de maquinas pesadas; pintor; agente da defesa civil, mestre de obras; técnico de meio ambiente; advogado; arquiteto; contador; entre outros.

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Além do Plano de Carreira do quadro geral de servidores do município também foi criado um Plano específico para servidores do setor de saúde do município. Colaboram na elaboração desse novo Plano, as servidoras: Cristiane Martins Pantaleão; Roselaine Lopes da Silva Ribas; Nágile Akkache; Laura Shiratsu Sgarioni; Eleni Felisberto dos Reis; Arley Maria da Silva.

 

Foram criados nesse novo Plano, novos cargos, como: fiscal sanitário; técnico de vigilância em saúde; médicos cardiologista, dermatologista, ginecologista/obstetra, ortopedista, pediatra, psiquiatra, geriatra, neurologista, cirurgião geral e ainda o de cirurgião dentistas, em diversas especialidades.

 

O secretário da Administração, Neri Wanderlind, explica quais são os procedimentos, a partir de agora, para implantação do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários do funcionalismo público de Ubiratã. “Apresentamos o projeto aos vereadores que se prontificaram de colocar em pauta e encaminhar para as comissões. Acredito que os dois planos sejam aprovados até o final desse ano. Após a aprovação, tem um período de implantação de 120 para a administração municipal se adequar e enquadrar os servidores no novo plano e o prefeito tem mais 30 dias para homologar esse enquadramento”, explicou Neri.

 

O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, relatou que as mudanças contidas no novo Plano visam adequar a carreira dos servidores a uma nova realidade vivida em Ubiratã. “Oportunizando melhores condições de trabalho e melhorando a remuneração do funcionalismo público municipal, nosso município continuará sempre contando com os relevantes e importantes serviços prestados por eles, o que contribui para o crescimento e progresso de Ubiratã”, destacou Baco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 27/11/2014

Prefeito Baco repassou ao presidente da Câmara, João Laurindo, o projeto do novo Plano de Carreira Crédito: Robson Alexandre
Legenda: Prefeito Baco repassou ao presidente da C?mara, Jo?o Laurindo, o projeto do novo Plano de Carreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também