X

PREVEN??O

Sa?de disponibiliza segunda dose da vacina contra HPV para meninas de 9 a 11 anos


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Ubiratã comunica que já está disponível nas unidades de saúde do município a vacina contra o HPV para adolescentes do sexo feminino com idade entre 9 a 11 anos 11 meses e 29 dias, (nascidas entre 11/03/2003 a 10/03/2006).

 

As meninas que já receberam a primeira dose e não tomaram a segunda dose da vacina HPV devem comparecer no Posto de Saúde, com a carteirinha de vacina para se imunizarem. A vacina contra o HPV quadrivalente começou a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 e 13 anos a partir de 10 de março de 2014.

 

Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma delas dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos de HPV 16 e 18.

 

A vacina contra HPV não substitui a realização regular do exame de citologia, Papanicolaou (preventivo). 

 

DOENÇAS QUE A VACINA PREVINE

O HPV - vírus do papiloma humano, do inglês -, traz dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Esse vírus é tido como o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero. Ele é o principal responsável por inúmeras doenças da região genital - que compreende colo, vagina, vulva e ânus nas mulheres. Assim como as verrugas na região genital e da boca, os cânceres causados pelo vírus do papiloma humano são recorrentes: no colo do útero, vulva.

 

DOSES NECESSÁRIAS DA VACINA CONTRA HPV

No Sistema Único de Saúde, o esquema é estendido, em que a segunda dose é aplicada seis meses depois da primeira e a terceira dose apenas após cinco anos da primeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 09/01/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também