Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

ALERTA M?XIMO

A preocupação da Secretaria de Sa&ua


Ouvir matéria

A preocupação da Secretaria de Saúde nesse momento se explica pelo aumento no número de casos confirmados e casos suspeitos de dengue no município de Ubiratã. Atualmente passa de 70 pessoas com suspeita de terem adquirido a doença – esperando resultados do laboratório.

Outros dez ubiratanenses tiveram a confirmação de que contraíram dengue – desses cinco confirmados por exames feitos em laboratórios particulares e outros cinco confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A responsável pela equipe dos Agentes da Dengue, Selma de Souza, dos cinco confirmados pelo Lacen, 3 pessoas residem na zona rural, 1 na área central e outro na região do Colégio Estadual Carlos Gomes. Em se tratando dos casos suspeitos, Selma diz que em todos os bairros da cidade foram diagnosticados possíveis vítimas da doença.

Para tentar eliminar o mosquito a Secretaria de Saúde trabalha com o sistema de bloqueio do Aedes Aegypti. “Nossas equipes fiscalizam os quintais durante as manhãs e onde é detectado focos do mosquito é feito em um raio de 300 metros a aplicação do fumacê”, explica Selma.

 

DISTRIBUIÇÃO DE SACOS DE LIXO

Outra iniciativa para tentar conter o avanço da doença está sendo feita quando da visita dos agentes comunitários. “Todos os moradores vão receber um informativo sobre a doença e um saco de lixo para que possam recolher o que estiver no quintal”, diz a secretária Cristiane Pantaleão, ressaltando que essa é uma forma de orientar o cidadão da extrema necessidade de se limpar o seu quintal, não sendo esse serviço de responsabilidade dos agentes. “Quando um agente de endemias ou de saúde acha algum recipiente com água parada ele está orientado apenas a despejar a água e não a recolher o lixo, pois temos a certeza de que o morador do imóvel é quem deve cuidar do seu quintal”, pontua Cristiane.

Nas residências em que não for encontrado morador é deixado no portão o informativo e o saco de lixo.

Fonte: Assessoria de Comunicao Social

Data de Publicação: 29/04/2015

Focos da dengue so encontrados em diversas localidades do municpio Crédito: Arquivo
Legenda: Focos da dengue s?o encontrados em diversas localidades do munic?pio

 Galeria de Fotos

 Veja Também