Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

PDM

A Administra??o Caminhando para o Futuro, realizou


Ouvir matéria

A Administração Caminhando para o Futuro, realizou na noite de quarta-feira (24), nas dependências da Câmara Municipal, a primeira audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor Municipal - PDM. A reunião contou com a presença da equipe técnica municipal, representantes de diferentes segmentos da sociedade, integrantes da Safra Planejamento e Gestão - empresa contratada através de licitação pelo município para conduzir o processo de revisão do Plano Diretor Municipal -, vereadores e munícipes em geral.

 

Nessa primeira audiência pública, aconteceu o lançamento oficial dos trabalhos, a justificativa e objetivos do processo de revisão, bem como, a mobilização da participação comunitária, a identificação de entidades, associações e movimentos sociais, as atribuições das equipes técnicas e comissão de acompanhamento do PDM e da empresa de planejamento contratada e a sondagem inicial dos objetivos e início do levantamento das necessidades e aspirações da comunidade por meio de aplicação de questionário.

 

O plano diretor participativo estabelece regras para o exercício da cidadania, com propostas de transformações estruturais que garantam mais qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais. Ele regula empreendimentos e atividades, além de definir diretrizes para a política de desenvolvimento e expansão urbana. A revisão do plano diretor terá discussões sobre a situação do município do ponto de vista estrutural e de serviços, identificará demandas e apresentará soluções. Serão avaliados impactos e resultados da estrutura vigente para subsidiar a revisão, com base em dados de pesquisas e estudos técnicos sobre a realidade local. A proposta também é identificar e diagnosticar problemas, bem como as potencialidades, oportunidades e alternativas ao desenvolvimento urbano.

 

"O Plano Diretor é uma construção coletiva, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento e planejamento da cidade, conforme as suas potencialidades e suas dificuldades. Com ele buscamos melhorar a qualidade de vida da população, buscar o desenvolvimento sustentável do município nos aspectos econômicos, ambiental, territorial a médio e longo prazo, priorizando o crescimento harmônico a partir do diagnóstico feito com o Poder Público e a população", destacou o secretário da Administração e coordenador geral da Revisão do Plano Diretor, Neri Wanderlind.

 

"Ficamos muito felizes com o interesse e a vontade de participar da revisão do Plano Diretor demonstrado pela comunidade ubiratanense que compareceu nessa primeira audiência pública. Construir o futuro de nossa cidade junto com a sociedade é o nosso maior objetivo", comentou o prefeito Haroldo Fernandes Duarte.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 25/06/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também