Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

PARTICIPAÇÃO

O Conselho Municipal de Saúde de Ubirat&ati


Ouvir matéria

O Conselho Municipal de Saúde de Ubiratã se reuniu na quinta-feira (31), nas dependências do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas para deliberar sobre diversos assuntos relacionados a saúde no município de Ubiratã.

 

O CONSELHO

O conselho de saúde é um espaço democrático de discussões. No conselho todos têm voz e vez. Todos devem conhecer bem suas atribuições. O conselho deve se estruturar de maneira que os conselheiros e as outras pessoas que trabalham nele saibam o que devem fazer, para que o trabalho seja bem dividido. Não pode haver diferença de poder entre os conselheiros. a construção de uma sociedade melhor, mais justa e democrática se faz com a participação de todos. É por isso que o controle social deve ser incentivado e vivido no dia a dia, como exemplo de cidadania para a comunidade. O ponto de partida da atuação dos conselheiros de saúde são as necessidades da comunidade. Os conselheiros são a ligação entre o conselho de saúde e o grupo social que representam.

 

O Conselho Municipal de Saúde é órgão colegiado em caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e tem por função atuar e deliberar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

 

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

É uma das maneiras de se efetivar a democracia, por meio da inclusão de novos sujeitos sociais nos processos de gestão do SUS como participantes ativos nos debates, formulações e fiscalização das políticas desenvolvidas pela Saúde Pública. Com previsão constitucional e legal, confere, à gestão do SUS, transparência, comprometimento coletivo e efetividade de resultados. Está diretamente relacionada ao grau de consciência política e de organização da própria sociedade civil. O SUS deve identificar o usuário como membro de uma comunidade, com direitos e deveres, e não como recebedor passivo de benefícios do Estado.

 

QUAL O PAPEL POLÍTICO DO CONSELHEIRO?

O Conselheiro de Saúde participa do Conselho exercendo um papel político, pois ele representa uma parte da população. Não são os seus interesses individuais que ele deve levar às reuniões do Conselho e, sim, os interesses de um coletivo que ele representa.

 

Confira abaixo a composição do Conselho Municipal de Saúde eleitos na XII Conferência Municipal de Saúde em 13 de maio de 1025 para o biênio 2015/2016:

 

REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS – TITULAR E SUPLENTE

João José da Silva e Eduardo Bellinato Martins (Distrito de Yolanda); João Batista de Almeida e Luiz Trivilin Neto (Comunidade São João); Luiz Carlos Pereira e Pedro Jacir Bernis (Associações Comunitárias da Zona Rural); Jair Galati e Amilton Freitas Correia (Associação Comunitária da Zona Urbana); Emerson Rogério Teixeira e Márcio José Cardoso (Clube de Serviços); Charline Alves Guimarães e Valdenir Alves de Souza (Entidades Assistenciais); Vilma dos Santos Guimarães e Cleusinete Márcia Prates Novaes (Sindicatos); Lourdes Luiz Marinho e Sebastião Cândido Luiz (Das Confissões Religiosas).

 

REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES DE SAÚDE – TITULAR E SUPLENTE

Gustavo Matielo Redins e Célia Seiko Tanaka (Associação Médica); Kerstyen Ragna Meyer e Tereza H. Koyama (Associação dos Odontológos); Débora Pereira de Lara / Rogério Gomes da Silva e Flávia Vicente de Andrade / Sabrina Kelly Ludwig (Outros Profissionais da Área de Saúde).

 

REPRESENTANTES DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS

Josiane Pereira Amaral Moriggi e Nilza de Abreu Landgraf (Rede Hospitalar); Fátima Cristina Pereira Rossetto e Gerson Pereira (Outros Prestadores de Serviços).

 

REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL                                                             

Edmund Behrend / Waldomiro Viana; Cristiane Martins Pantaleão / Nair Campos da Silva.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 04/08/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também