X

FERROVIA NORTE-SUL

Ubiratã, Juranda e outras cidades circunviz


Ouvir matéria

Ubiratã, Juranda e outras cidades circunvizinhas, como Anahy, Corbélia e Iguatu foram incluídas no novo traçado da Ferrovia Norte-Sul, que vai ligar os dois extremos do Brasil. A estatal Valec divulgou a notícia no final de semana, apresentando a imprensa nacional o mapa definitivo do trajeto da ferrovia.

 

A inclusão dos municípios da região na Ferrovia Norte-Sul é uma grande vitória, pois apresentará grande impacto positivo na economia local. O primeiro estudo, divulgado em 2012, não apresentava oficialmente quais municípios receberiam a linha férrea. A mudança do traçado ocorreu após cobranças da sociedade organizada e lideranças políticas, junto com a bancada federal do Paraná, no Ministério dos Transportes.

 

A ferrovia, após concluída, cruzará o país de Belém do Pará até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande Sul.

 

QUEM GANHA

Num primeiro momento, quem ganha com a ferrovia são as empresas e indústrias instaladas ao longo do traçado, ganho esse relacionado principalmente em competitividade no cenário nacional e internacional, com a redução dos custos com frete até os grandes centros e ao porto para as exportações.

 

A ferrovia também irá impactar positivamente no barateamento de insumos agrícolas importados e matérias-primas que chegarão com mais facilidade até as indústrias paranaenses.

 

Além dos municípios citados, a Valec afirma que a ferrovia vai passar por outros municípios da região, como Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Peabiru, Campo Mourão, Farol, Mamborê, e Boa Esperança.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 25/08/2015

Ubiratã, Juranda e outras cidades circunviz Crédito: Divulga??o
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também