Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SUSTENTABILIDADE

Seminário de mobilização ODM rumo aos ODS foi realizado na COMCAM


Um importante seminário aconteceu nesta terça-feira (17), na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), promovido através da articulação da Administração Caminhando para o Futuro, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

 

O prefeito de Ubiratã Haroldo Fernandes Duarte - Baco, foi o coordenador do evento, que contou também com as presenças de prefeitos e prefeitas e representantes das prefeituras da região (prefeita de Iretama, Afifi El Bitar Saab; prefeito de Juranda, Bento Batista e esposa; prefeito de Mamborê, Nei Calori e esposa, além de diversos representantes de gestão de convênios e secretarias municipais). Acompanharam o prefeito Baco, o chefe de Gabinete, Osmar Pires da Silva; a secretária de Assistência Social, Eliane Omori Duarte - Makie e sua assessora, Luciana Sekine, bem como o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Antonio Hideraldo Magron.

 

Todos os 25 municípios da COMCAM fizeram adesão aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), passando a ser a única associação de municípios do país a participar com todos os seus membros deste compromisso para a superação de metas estabelecidas nos ‘Oito Jeito de Mudar o Mundo’, articulando em suas comunidades para acabar com a fome e a miséria, promover educação básica de qualidade para todos e a igualdade entre sexos e valorização da mulher, bem como reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças. Além disso, os municípios se comprometeram a promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, bem como articular que todos juntos deverão trabalhar pelo desenvolvimento.

 

Após aderir a agenda de compromissos do milênio, os municípios já começaram a se preparar para os próximos desafios, que são a superação de 169 metas, distribuídas em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que direcionará as ações do mundo todo, entre 2015 e 2030.

 

Para essa transição o evento realizado na sede da COMCAM, contou com a participação da Dra. Deisi Kusztra, presidente da Organização Mundial da Família (World Family Organization – WFO), que congrega centenas de países com objetivo de valorização do cerne da civilização, que é a família e todas as formas de preservá-la. Dra. Deisi fez uma palestra mostrando a importância de união de todos os municípios, base onde as famílias estão organizadas, para que sejam elaborados programas, ações e metas, respeitando as realidades locais, dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ela ensinou que deverá haver um equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais, com foco em sua sustentabilidade e a necessidade de busca de parcerias. “A geração presente, mas também as futuras necessitam de ações efetivas para que seus direitos sejam garantidos”, lembrou a Dra. Deisi.

 

Representantes do SENAI-PR apresentaram as estratégias de apoio da entidade aos municípios e empresas, a exemplo do Selo ODM 2015, quando o município de Ubiratã foi reconhecido com dois projetos focados no Objetivo 8 – Todos Juntos Trabalhando pelo Desenvolvimento (Micro Empreendedor Individual-MEI e Sala do Empreendedor).

 

Ainda nesse evento, o Projeto APIABA, de Araruna, mostrou o seu histórico de atuação, com diversas premiações, baseadas em todos os ODM: Campanhas de educação, saúde, meio ambiente e inclusão social são os principais resultados reconhecidos.

 

Finalizando o seminário, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, explicou aos representantes dos municípios sobre a alimentação do sistema ‘Agenda de Compromissos ODM’ e suas metas, pois Ubiratã recebeu 36 certificações de superação das metas 2013 e 2014 e deseja compartilhar suas experiências com todos os municípios da COMCAM.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 19/11/2015

Seminário de mobilização ODM rumo aos ODS foi realizado na COMCAM Crédito: Valdir Silva
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias