X

SOCIAL

Totalmente revitalizado, prédio do Projeto Curumim foi entregue para a comunidade


Ouvir matéria

Por meio de uma parceria entre a iniciativa privada (Fundação Itaú Social|) e o poder público municipal (Administração Caminhando para o Futuro), a comunidade ubiratanense foi agraciada com um novo prédio que foi totalmente revitalizado e que a partir de agora abrigará o Projeto Curumim.

 

A inauguração oficial aconteceu na manhã de terça-feira (02), e contou com a presença de diversos segmentos da comunidade, servidores públicos municipais, moradores da Vila Recife, vereadores, secretários municipais, o gerente da Agência do Banco Itaú de Ubiratã, Rodolfo Piffer e o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco.

 

Totalmente revitalizado, o local conta com três salas, sanitários masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais que foram reformados e adequados e ainda uma cozinha e uma lavanderia que foi construída. Em uma área de 379,51 m², foi efetuada a pintura interna e externa, substituídas janelas e portas e feita toda a instalação elétrica e hidráulica, bem como a substituição parcial do piso.

 

Os recursos na ordem de R$ 115.590,29 utilizados na revitalização do prédio que está situado na Vila Recife, anexo as futuras instalações da Secretaria de Serviços Urbanos, junto ao Complexo Poliesportivo, foram disponibilizados através de uma parceria com a Fundação Itaú Social.

 

O PROJETO

O Projeto Curumim foi fundado em fevereiro de 2001, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. A instituição foi criada para atender crianças e adolescentes de 06 à 15 anos em situação de risco pessoal e social e também suas famílias, através de ações socioeducativas complementares ao horário escolar.   

 

OBJETIVO DO CURUMIM

Este espaço de atividades alternativas busca a qualidade de vida e o bem-estar das crianças através do brincar, do relacionamento interpessoal saudável e da criatividade, que em um ambiente lúdico busca oferecer aos participantes um espaço de atividades que possibilitem o desenvolvimento positivo de sua personalidade e a compreensão da realidade. O trabalho desenvolvido neste espaço é feito com uma equipe interdisciplinar, composta por coordenadora, pedagoga e educadores.

 

A PARCERIA

Em julho de 2014 a Fundação Itaú Social abriu edital para inscrição de projetos através dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. Naquele momento o CMDCA deliberou pela escolha do Projeto Curumim como entidade beneficiada, tendo em vista a importância do trabalho social realizado, bem como as necessidades urgentes de melhorias tanto físicas quanto estruturais para manter a qualidade no atendimento as crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Além do Banco Itaú, o Curumim conta também com o apoio da Associação de Mulheres da Cooperativa Integrada e Produtiva Agroindustrial.

 

MUITO MAIS DO QUE A REFORMA

Através do projeto “Nosso Futuro em Desenvolvimento” conseguiu o valor total de R$ 256.966,99 disponibilizados pela Fundação Itaú Social para a contratação de profissional para oficina socieducativa, e materiais para oficinas de música, esporte e artes e também capacitação para a equipe de profissionais do Projeto Curumim. Os instrutores das oficinas de musica e esporte são disponibilizados pela Administração Municipal.

 

A EQUIPE

Atualmente a equipe de profissionais do projeto é formada pela coordenadora Diva Gomes, a educadora social Lucimar Beraldo e Bruna Caetano e as funcionárias de serviços gerais Dejanira Santos e Maria Cleide.

 

“Nosso maior objetivo é oportunizar melhores condições para que nossas crianças possam aprender e se desenvolver, tornando cidadãos capacitados e conscientes de seu papel na sociedade. E graças ao excelente trabalho que é desenvolvido por toda equipe do Curumim, apoiados pelo Social e pelo CMDCA, juntamente com os parceiros e com a Fundação Itaú Social, estamos alcançando esses objetivos. A partir de agora, uma ótima estrutura, tanto no prédio, com em materiais vai oportunizar um espaço adequado de atividades para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto”, relata o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 03/02/2016

 Veja Também