X

CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO

"HORA H - todos contra o Aedes aegypti" será realizado neste sábado em Ubiratã


Ouvir matéria

Visando o enfrentamento à dengue, chikungunya e microcefalia causada pelo vírus zika, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, lançou uma campanha de combate e remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em Ubiratã, o ‘HORA H – todos contra o Aedes aegypti’ acontece neste sábado (06) em toda a cidade, no período das 10:00 às 11:00 horas, onde cada cidadão deverá inspecionar e remover criadouros de seus imóveis (residencial ou comercial) e também de espaços públicos.

 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Ubiratã, 81,3% dos focos do Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, são encontrados dentro dos quintais. Sendo assim é necessário que cada cidadão entenda que é responsável por cuidar de seu quintal, sua casa, e a rua onde mora, não jogando lixo em qualquer local. O último levantamento de índice realizado no mês de janeiro no município foi de 4,22% e em alguns bairros está acima de 9%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde, para que não se tenha epidemia, é abaixo de 1%.

 

Fiquem atentos, pois os principais criadouros encontrados com larvas nos últimos dias foram: tanques, balde, caixa de água, vasos de flor, bebedouro de animal, lonas, recipientes plásticos, lixo, ralos e pneus. “Desta forma, pedimos que os moradores limpem seus quintais esta semana, e eliminem todos os recipientes que possam acumular água, e deixem na frente de suas casas, pois intensificaremos a coleta de lixo neste período. Lembrando que a limpeza precisa ser contínua. Reforçamos ainda que corremos o risco de ter uma epidemia de zika vírus, chikungunya e dengue com complicações hemorrágicas, podendo levar a morte. E ainda um grande aumento no numero de bebês que nascerão com microcefalia por Zika vírus, que já passa de 4 mil casos no Brasil”, explica a secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 05/02/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também