Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

EM FOZ

Ubiratã foi destaque em grande evento que apresentou ações do programa Rede 399


Ouvir matéria

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Hideraldo Magron, representou o município de Ubiratã em um grande evento realizado na última sexta-feira (04), em Foz do Iguaçu, com a presença do secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, que levou aos provedores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul as ações de fortalecimento do programa Rede 399, componente das políticas de inclusão digital do Estado do Paraná.

 

Flávio Arns participou do painel do evento iBusiness Redetelesul 2016 com o tema “Política – Governo do Estado do Paraná voltada aos Provedores de Internet Local” com o objetivo de ampliar a participação dos pequenos provedores no programa Rede399 – Internet para Todos. “Levar a internet de qualidade para o cidadão, em todo o Estado, incluindo digitalmente também o espaço rural, é um esforço coletivo. Somente somando esforços, ouvindo as partes e trabalhando em conjunto: governo, provedores e o terceiro setor - teremos sucesso. E a SEAE possui essa capacidade de articular entre os setores e propor soluções”, disse Arns.

 

Articulado pela SEAE e operacionalizado pela Celepar – Companhia de Informática do Estado do Paraná, o Rede 399 entra em seu terceiro ano de execução com novos desafios, muitos deles apontados pelo levantamento básico em telecomunicação realizado em 10 municípios pelas regionais da CELEPAR. Atualmente mais 20 municípios participam do levantamento. Segundo Jeferson Pereira da Costa, gerente do programa da CELEPAR. ”Podemos hoje acompanhar a realidade dos municípios, orientar ações e colaborar na melhoria de internet dos municípios participantes. Todos os municípios são elegíveis, basta manifestar interesse.”

 

A Fomento Paraná e a Prefeitura de Ubiratã também se fizeram presentes no painel, reforçando a importância dos pequenos e médios provedores de internet para ampliar a Inclusão Digital no Paraná. No painel foram apresentados os casos de sucesso do programa, como Ubiratã, Balsa Nova e Turvo. Segundo a Fomento Paraná há recurso disponível para afinanciamento, basta o provedor buscar e possuir os requisitos necessários.

 

Já o secretário Magron de Ubiratã relatou as vantagens e dificuldades de ter sido piloto do programa no estado e a satisfação atingida em uma rede de dados estável, de baixo custo e grande valia para o município. “Hoje temos internet sobrando e podemos definir onde disponibilizá-la em nossa rede”.

 

O evento contou com a participação da Itaipu, através do Parque Tecnológico de Itaipu, da Anatel, BNDES, do Ministério das Comunicações, ABRANET e ABRINT, e foi organizado pela Redetelesul-Associação Nacional das Empresas de Solução em Telecomunicação e Internet.

 

Rede 399 – Instituído pelo Decreto 9.517, de 2 de dezembro de 2013 e revisado pelo decreto 3210/2015, sob coordenação da Secretaria Especial para Assuntos Estratégico, o programa visa introduzir um conjunto de ações voltadas a ofertar um assessoramento aos municípios. O objetivo é definir as melhores soluções tecnológicas que permitam a implantação de uma internet cidadã, com manutenção duradoura e de baixo custo, como previsto no objetivo programático, em ação conjugada entre os agentes governamentais, o setor privado e a sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 09/03/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também