Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

Combate à Dengue em Ubiratã será intensificado com "Carro Fumacê"


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que o ‘Carro de Fumacê’, começará a passar no em todos os bairros da cidade a partir desta quarta-feira, dia 04 de maio. A aplicação será realizada em todo o município e no Distrito de Yolanda.

 

A aplicação será realizada em dois turnos, pela manhã das 6h às 9h30 e no período da tarde, das 16h às 21h30. Para que a ação seja realizada com sucesso, sem prejudicar a saúde da população, é recomendado que quando o ‘Carro de Fumacê’ estiver passando, os moradores mantenham janelas e portas abertas, protejam as crianças e os idosos propensos à asma e alergias e evitem a exposição dos alimentos.

 

RECOMENDAÇÕES

Para que se tenha o efeito esperado é importante que abrir portas e janelas quando o ‘Carro de Fumacê’ passar em sua rua, assim as partículas de inseticida chegarão ao interior dos imóveis, onde normalmente o Aedes aegypti, fica abrigado.

 

Após a passagem do ‘Carro de Fumacê’, troque a água e lave os bebedouros de animais domésticos com água e sabão, pois o inseticida cai na água.

 

Evite se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, e mantenha-se longe do veículo no momento da aplicação.

 

FINALIDADE

As aplicações de inseticida pelo ‘Carro de Fumacê’ tem como finalidade principal a eliminação do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus causador da Dengue, Zika e Chikungunya (onde em torno de 70% são eliminados). Outras espécies de mosquitos e outros insetos susceptíveis à ação do inseticida também serão atingidos, devido a isso é tão importante a utilização deste método de aplicação de forma racional e criteriosa. A melhor forma de reduzir a população de mosquitos, ainda é a eliminação de seus criadouros, ou seja, todo e qualquer recipiente que possa permanecer com água parada dentro em fora dos imóveis.

 

CASOS

Até o presente momento, Ubiratã registra 163 casos de Dengue confirmados e 482 caos notificados da doença.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 04/05/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também