Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

NO OUTONO

Equipe de limpeza pública recolhe folhas das árvores que tem queda excessiva nessa época do ano


Ouvir matéria

Na estação do ano outono, as folhas das árvores caem em grande quantidade e muito rapidamente, formando verdadeiros tapetes naturais nos canteiros centrais das avenidas e nas calçadas. Para quem observa é uma imagem de cartão postal, porém, é necessário o recolhimento dessas folhas, principalmente depois de um período chuvoso, e é isso que os profissionais da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela limpeza da cidade, tem feito: eles recolhem diariamente uma grande quantidade dessas de folhas que lotam caminhões e são transportadas até o deposito de entulhos e folhagens do município. Esse trabalho é importante para manter a cidade sem as folhagens que invadem os prédios, param entre carros e motos, se acumulam, e nas calçadas onde transitam pessoas as folhas chegam a grudar no chão.

 

A principal árvore que elimina folhas nessa época do ano é conhecida como ‘castanheira’, ‘sete copas’ ou ‘chapéu de sol’. A árvore é nativa do continente africano, porém, em algum momento da história de Ubiratã, essa espécie foi plantada em grande quantidade e em diversos locais da cidade, principalmente em canteiros centrais das avenidas. De grande porte chama atenção pelas folhas grandes, visual colorido e pela sombra.

 

A queda das folhas em grande quantidade é provocada por fatores naturais, como o tempo frio e pelas características dessa época do ano, dias mais curtos e restrição hídrica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 11/05/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também