X

É DA REGIÃO

Prefeito Baco e ministro da Saúde Ricardo Barros se encontram em Campo Mourão


Ouvir matéria

O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte – Baco, acompanhado da secretária de Saúde e presidente do COSEMS/PR, Cristiane Martins Pantaleão, participou de um encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), na manhã do último sábado (18), no Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

 

Um dos objetivos da vinda do ministro à região foi para anunciar o credenciamento do programa Rede Cegonha. O Hospital já oferece o serviço, mas não vem recebendo contrapartida do Governo Federal o que tem gerado déficit em suas despesas mensais. Com o credenciamento, a Santa Casa de Campo Mourão receberá mensalmente do Governo Federal para prestação do serviço cerca de R$ 300 mil, o que quase cobrirá o déficit mensal da entidade com despesas, hoje em cerca de R$ 500 mil.

 

O ministro informou que apenas 30% do programa possui habilitação no Paraná, mas que a meta é ampliar para 100% como vem ocorrendo em Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Mas para isso preciso de recursos novos, o que será discutido com a equipe econômica. E espero poder liberar em agosto conforme prometi aqui na Santa Casa”, argumentou.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, Ubiratã ganhará muito com esse programa Rede Cegonha. “Nossas gestantes de alto risco e outros casos graves são atendidos em Campo Mourão. Temos sempre que estar unidos pra melhorar o atendimento da saúde como um todo, e não somente do nosso município. Em conjunto, temos que sempre buscar a melhora do atendimento da UTI em Campo Mourão, pois nosso município não comporta um equipamento deste, pois para ter uma UTI funcionando bem, temos que ter médicos e enfermeiros especialistas 24 horas, além do custo que é altíssimo. Desta forma, implantar uma UTI em município como o nosso, é fazer mau uso do dinheiro público, pois além do recurso limitado, não temos profissionais a disposição. Desta forma o atendimento não seria de qualidade, então temos que sempre fortalecer o atendimento em centros maiores, para melhor atendimento a nossa população”, comentou Cristiane.

 

O ministro também se comprometeu em rever o repasse ao SAMU Noroeste, onde hoje a maior parte das despesas é de responsabilidade dos municípios.

 

O prefeito Baco avaliou positivamente o encontro com o ministro Ricardo Barros. “É sempre muito importante termos contato direto com o auto escalão do governo federal e mais quando temos um ministro que é da região e que conhece Ubiratã. Conversei com o Ricardo Barros e tive uma boa impressão que ele atenderá bem as demandas do nosso município”, avaliou o prefeito de Ubiratã.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 21/06/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também